terça-feira, 3 de outubro de 2017

Liga dos Canelas Pretas

O filme mostra a situação do negro durante e após a escravatura. No início do século XX, os clubes de Porto Alegre recusavam jogadores negros. Assim, eles criaram uma liga de futebol independente. A Liga dos Canelas Pretas.

Liga dos Canelas Pretas
Liga dos Canelas Pretas
Veja também...

O filme baseia-se em material de arquivo e depoimentos. Eles registram o ingresso do negro no futebol, esporte da elite branca. Em paralelo, o curta-metragem mostra a inserção do negro na sociedade sul rio-grandense.

O racismo, na época, era regra na sociedade branca. Fazia duas décadas que a Lei Áurea abolira a escravidão no Brasil. Pouco antes, o governo estimulara o processo de “branqueamento”, com a vinda de europeus ao RS.

Lupicínio Rodrigues (1914-1974), Cantor e Compositor
Lupicínio Rodrigues, Cantor e Compositor

Pena haver tão poucas imagens da época. O material que havia perdeu-se na enchente de 1941. Restou uma ou outra foto. E os depoimentos de personalidades engajadas na causa negra. E de historiadores.

O que não faltam são antigas imagens de Porto Alegre. “Liga dos Canelas Pretas” destaca, também, a fundação dos dois maiores clubes da cidade. E a importância de Lupicínio Rodrigues na cultural local e nacional.

Dentre os prédios e monumentos históricos de Porto Alegre, vemos:
+ Viaduto Otávio Rocha.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design