domingo, 24 de setembro de 2017

Tres Veces Ana [Locações de Filmes em Buenos Aires]

Você acredita que isto é uma cidade?”, pergunta um jornalista ao colega. E depois, olha a avenida, através da grande janela. A réplica: “Não. Isto é um grande clube de zumbis. Um campo de fantasmas”.

Tres Veces Ana (1961)
Tres Veces Ana (1961)

Veja também...
Locações de Filmes em Buenos Aires

A crítica à vida urbana foca no automatismo e na repetição. É a forma pela qual se representa Buenos Aires nos três filmes de compõem “Três Vezes Ana”. A cidade é um local onde a intimidade dilui-se no espaço público. E a tontura da vida urbana invade a privacidade.

Numa cena, um casal confessa amor mútuo, na Plaza San Martín. Em frente ao Edificio Kavanagh. Eles têm um momento de paz. Pássaros cantam. E o vento move as folhas das árvores. Então, eles correm pela praça. Descem a calçada gramada e retornam ao ritmo frenético da cidade.

Tres Veces Ana - Plaza San Martin, Buenos Aires
Plaza San Martin, Buenos Aires

Esta é a Buenos Aires repleta de carros e ônibus. E do passo apressado dos cidadãos que transitam. Das instigantes exigências visuais de advertências e vitrines. E do som dos motores e das buzinas.

Dois longos cortes são suficientes para representar tudo isso. A confusão, o barulho de rotina e o mundo caótico da cidade. Neste filme, o urbano é a substância que todos respiram. Onde o privado, às vezes, se perde. Mas onde, eventualmente, é possível criar um pouco de intimidade.

Tres Veces Ana - Edifício Kavanagh, Buenos Aires
Edifício Kavanagh, Buenos Aires

Adaptado de Diego Díaz, em “World Film Locations Buenos Aires” – Intellect Books, 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design