quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Nobleza Gaucha - Locação Buenos Aires

O sucesso de “Nobleza Gaucha”, primeiro blockbuster da Argentina, deve-se à descrição convincente de tipos e costumes. À originalidade. E ao uso de locações reais. Entre elas, vemos o Congreso de La Nación.

Elenco do Filme 'Nobleza Gaucha' (1915)
Elenco do Filme 'Nobleza Gaucha' (1915)

Veja também...
Locações de Filmes em Buenos Aires

O longa-metragem contrasta a vida idílica do campo com a vida corrupta da cidade. E mostra uma visão nostálgica e pitoresca do meio rural. Mas sem deixar de exaltar a modernização e o progresso de Buenos Aires.

Numa cena chave, Juan, o gaúcho, e Don Genaro, um imigrante italiano, viajam do interior até a cidade. Para resgatar uma jovem camponesa. Que o dono da estância onde ambos trabalham e vivem sequestrou.

O Gaúcho Juan (Julio Scarcella), em 'Nobleza Gaucha' (1915)
O Gaúcho Juan (Julio Scarcella)

Atônitos com o tamanho da cidade, Juan e Don Genaro chegam a Plaza de Los Dos Congresos. Em frente ao Parlamento. Um dos mais novos prédios. E que simboliza a opulência e o rápido desenvolvimento de Buenos Aires.

A máquina define o novo ritmo da capital federal. E o filme homenageia o movimento e a velocidade. Vemos isso no fim da cena, quando eles tentam desesperadamente pegar um bonde em movimento...

Nobleza Gaucha - Congreso de La Nación, Buenos Aires
Congreso de La Nación

Esta ação simbolicamente manifesta o paradoxo de tentar acompanhar os tempos. E também preservar as tradições e os valores de uma cultura local ameaçada de extinção. A nobreza gaúcha do título do filme...

Adaptado de Andrea Cuarterolo, em “World Film Locations Buenos Aires” – Intellect Books, 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design