segunda-feira, 11 de setembro de 2017

La Hora de los Hornos - Locações

La Hora de los Hornos” inicia com uma longa sequência de fotografias e textos. Ela resume a estado das coisas da América Latina, nos anos 1960. Imagens de favelas, trabalhadores rurais e idosos ilustram a narrativa.

"La Hora de los Hornos" (1968) - Capa do Filme
"La Hora de los Hornos" (1968)

Veja também...
Locações de Filmes em Buenos Aires

O texto fornece dados sobre o baixo padrão de renda da região. E a má distribuição de terras e propriedades. As mortes por doenças curáveis. A narrativa coloca, por fim, Buenos Aires no epicentro do neocolonialismo.

La Hora de los Hornos - Banco de Boston, Buenos Aires
Banco de Boston

A objetividade desaparece, porém, quando o narrador define a cidade como “berço da grande classe média. E o insignificante e eterno gemido de um mundo perturbado, para o qual a revolução é necessária, mas impossível”.

La Hora de los Hornos - Congreso de La Nación, Buenos Aires
Congreso de La Nación

Então, ele diz que Buenos Aires é “sede da igreja, do exército, dos poderes legislativo e executivo e de 80% das organizações criminosas”. As imagens apresentam prédios que representam estas poderosas instituições.

La Hora de los Hornos - Edifício Kavanagh, Buenos Aires
Edifício Kavanagh

Vemos o Palacio de Tribunales, o Congreso de La Nación, o Teatro Colón, o Edificio Kavanagh e o prédio uma vez conhecido como Banco de Boston. Ele marcou o início simbólico e o epicentro dos protestos de 2001.

La Hora de los Hornos - Palacio de Tribunales, Buenos Aires
Palacio de Tribunales

A narração expõe uma retórica que contrasta agudamente com o tom objetivo que definiu a primeira parte do filme. É um procedimento similar à sátira irreverente de Luis Buñuel sobre Roma em “L’Age d’or” (1930).

La Hora de los Hornos - Teatro Colón, Buenos Aires
Teatro Colón

Adaptado de Javier Campo, “World Film Locations Buenos Aires” – Intellect Books, 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design