domingo, 3 de setembro de 2017

Evita [Locações de Filmes em Buenos Aires]

A um dos balcões da Casa Rosada, um triunfante Perón apresenta a esposa. Para uma animada multidão que festeja na Plaza de Mayo. Esta cena, muito inteligentemente, mistura o público e o privado.

Madonna no Filme Evita
Madonna no Filme Evita

Veja também...
Locações de Filmes em Buenos Aires

Dont Cry for Me, Argentina” é a mais famosa canção de “Evita”, o musical original da Broadway. A cena no filme mostra a evolução de um garota do interior à Primeira Dama. E foca em seu carisma e popularidade de Evita.

A cena move-se de Perón, na varanda, para Evita, que se prepara para aparecer. E intercala imagens da multidão com cenas da juventude de Evita. Isso reforça o elo entre ela e as pessoas que a precederam.

Evita - Casa Rosada, Buenos Aires
Casa Rosada, Buenos Aires

As associações estendem-se pelas referências musicais. Tanto ao início do filme – o funeral de Evita. Como ao final – a renúncia à vice-presidência. As letras ganham força pelos gestos e trocas de closes e panorâmicas.

Críticos ao regime peronista não estão totalmente ausentes desta triunfante cena. E a personificação dos opositores destaca-se na figura de Ernesto Che Guevara. No filme, o ator Antonio Banderas.

Evita - Plaza de Mayo, Buenos Aires
Plaza de Mayo, Buenos Aires

No entanto, a cena marca o ápice do poder do casal. A multidão encanta-se com as palavras de Evita. O cenário da Casa Rosada e da Plaza de Mayo reforçam o poder. E coloca Evita no coração da política da Argentina.

O filme também usou a Estação Retiro como locação, em Buenos Aires.

Evita - Estação Retiro, Buenos Aires
Estação Retiro, Buenos Aires

Adaptado de Eamon McCarthy, em “World Film Locations Buenos Aires” – Intellect Books, 2014.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design