sábado, 26 de agosto de 2017

Museus e Bancos de San Nícolas [Buenos Aires]

O centro financeiro de Buenos Aires fica em San Nícolas. E assim, em uma caminhada pelo bairro, você conhecerá os tradicionais bancos. Monumentais prédios do início do século XX. Alguns, hoje, abrigam museus.

Bancos e Museus de San Nícolas - Mapa do Google Maps
Bancos e Museus de San Nícolas

O roteiro por San Nícolas surgiu meio de ocasião. Circulava por ali para fotografar locações de filmes. Ao perceber que tradicionais prédios do bairro ficavam no caminho, conciliei os interesses em uma caminhada...

Conforme o Google Maps, são 700 metros. Ou 9 minutos a pé...

Mesa de Evita Perón - Museo Numismático, Buenos Aires
Mesa de Evita Perón


1 – Museo Mitre
A construção colonial de 1785 fica na Calle San Martín, 336. E em 1860, Bartolomé Mitre mudou-se para o casarão. Dois anos antes de se tornar Presidente. Em 1870, Mitre fundou, ali, o jornal La Nación.

A família do ex-presidente argentino viveu na casa até 1906. E desde 1907, o antigo prédio abriga o Museo Mitre, com o Arquivo Histórico e a Biblioteca Americana. O museu, é claro, reúne, também, pertences de Mitre.

Museo Mitre, Buenos Aires
Museo Mitre


2 – Banco Central
Encontrei o museu fechado. E segui pela San Martín. No número 275, ficava a primeira sede do Banco Central de la República Argentina. A construção do prédio ocorreu entre 1872 e 1876. Para abrigar o Banco Hipotecário.

Em 1907, a Caja de Conversión ocupou o prédio. O Banco Central surgiu em 1935. Substituiu-a. E instalou ali a sua sede. Uma construção neoclássica que me chamou a atenção pelas esculturas na fachada...

Banco Central, Buenos Aires
Banco Central


3 – Museo Numismático
Em 1942, o Banco Central adquiriu outro prédio. Na Calle San Martín, 216. O prédio de 1862 abrigava a Bolsa de Comércio. E desde 1989, ali fica o Museo Numismático Dr. José Evaristo Uriburu, pertencente ao Banco Central.

O museu reúne antigas moedas e cédulas. Ali, você conhecerá as primeiras moedas argentinas, de 1813. De um escudo e de oito. A fabricação era em Potosí, Bolívia. Em outra sala, você verá a mesa de Evita Perón.

8 Escudos, Potosí, 1813, Museo Numismático, Buenos Aires
8 Escudos, Potosí, 1813


4 – Bolsa de Comércio
Ao deixar o museu, retorne uma quadra, pela Calle San Martín. E na esquina com a Calle Sarmiento, siga duas quadras à direita. A Bolsa de Comércio de Buenos Aires fica no número 299. Repare as grandes portas do prédio...

Portas da Bolsa de Comércio, Buenos Aires
Portas da Bolsa de Comércio


5 – Palacio de Correos y Telecomunicaciones
O último destino do roteiro é o antigo prédio dos correios. Na esquina das avenidas Corrientes e Leandro Alem. O arquiteto francês Norbert Maillart projetou o prédio. A inauguração ocorreu em 28 de setembro de 1928.

O prédio destaca-se pela grandiosidade. Isto fez o presidente Juan Perón transferir seus escritórios ao local. Ali, também funcionou a Fundação Eva Perón. Em 2003, o Correio Central deixou de usar, enfim, o prédio.

Centro Cultural Néstor Kirchner (Antigo Correo), Buenos Aires
Antigo Correo

A Revolução de Maio de 1810 logo faria duzentos anos. E surgiu a ideia de criar ali o Centro Cultural do Bicentenário. Em 2012, porém, fixou-se o nome Centro Cultural Néstor Kirchner. A inauguração ocorreu em 2015.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design