quinta-feira, 17 de agosto de 2017

José de San Martín, o Libertador de Argentina, Chile e Peru

José Francisco de San Martín y Matorras nasceu em 25/02/1778. Em Yapeyú. O general participou dos processos de independência da Argentina, do Chile e do Peru. E faleceu em Boulogne-sur-Mer, em 17/08/1850.

José Francisco de San Martín y Matorras
José Francisco de San Martín y Matorras

O pai, o Coronel Juan de San Martín, era espanhol. E tornou-se governador das Missões Guaraníticas, com sede em Yapeyú, em 1774. Em 1781, a família mudou-se para Buenos Aires. Em 1785, para Málaga, na Espanha.


Carreira na Europa
José de San Martín lutou na campanha espanhola no norte da África. Em 1797, conduziu ações contra as tropas de Napoleão Bonaparte nos Pirenéus. Depois, lutou no sul da Espanha, em Gibraltar e Cádiz.

General José de San Martín Estuda a Travessia de Los Andes - Monumento La Patria al Ejército de los Andes, Parque General San Martín, Mendoza
Monumento La Patria al Ejército de los Andes


Em 1808, as tropas napoleônicas invadiram a Espanha. E prenderam o rei Fernando VII. Os espanhóis derrotaram os franceses, na batalha de Bailén, em 19 de julho de 1808. Nela, destacou-se San Martín.


Libertadores da América
Lord Macduff, nobre escocês, introduziu San Martín às lojas maçônicas que discutiam a independência das terras espanholas na América do Sul. Na Inglaterra, encontrou-se com compatriotas da América espanhola.

Plaza San Martin, Buenos Aires
Plaza San Martin, Buenos Aires

Em março de 1812, San Martín chegou a Ivaiporã. E conduziu os rebeldes à vitória contra as tropas espanholas do general José Zavala. Na batalha de San Lorenzo de Paraná, em fevereiro de 1813.

A fonte do texto é o artigo sobre San Martín no Wikipedia.
O primeiro desenho do artigo é uma adaptação de Los Andes.
O segundo desenho é uma representação do monumento de Mendoza.
E o terceiro é o monumento da Plaza San Martín, em Buenos Aires.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design