quarta-feira, 19 de julho de 2017

Catedral, Casarões e Cristo em San Isidro

San Isidro fica a 23 km da capital federal, Buenos Aires. Uma cidade pacata, com ruas estreitas, antigos casarões e uma bela Catedral. O local ideal para um passeio tranquilo e despretensioso.

Catedral de San Isidro, em San Isidro, Buenos Aires, Argentina
Catedral de San Isidro

Por Que Ir a San Isidro?
Confesso que sabia pouco sobre a cidade. Além da Catedral, interessei-me por dois museus. Vi também que San Isidro já serviu de locação a alguns filmes. Como “O Clã” e “Relatos Selvagens”.

Seja como for, a visita ocorreu, porque a cidade fica no caminho de Tigre. Viajava com os pais. E a ideia era passear de barco pelo Delta do Paraná. Como o trem para Tigre passava por San Isidro, resolvemos descer...

Cristo na Plazoleta Obispo Aguirre, San Isidro, Buenos Aires, Argentina
Cristo na Plazoleta Obispo Aguirre

A Saída de Buenos Aires
Assim, deixamos o hotel, em San Telmo. E seguimos de metrô à Estação Retiro. Ali, pegamos o trem para Tigre. Outra opção é ir com o Tren de La Costa, que sai de Vicente López e costeia o rio.

A própria Estação Retiro é um local que merece uma visita mais atenta... Este belo prédio já apareceu em filmes como “Evita” e “O Segredo dos Seus Olhos”. Porém, o trânsito intenso pode assustar um pouco...

Hotel del Casco, San Isidro, Buenos Aires, Argentina
Hotel del Casco, em San Isidro

A Estação San Isidro
Ao deixar o Retiro, você passará por quinze estações até chegar a Tigre. San Isidro é a décima estação. E descemos ali atrás de três atrativos. A Catedral de San Isidro, a Quinta Los Ombúes e o Museo Pueyrredón.

Sem ideia de para onde ir, pedimos informações à polícia, em frente à estação. E partimos para a Catedral. Lá chegamos dez minutos depois. Era Sexta-feira Santa. A cidade estava vazia. E o templo, cheio...

Estação San Isidro, Buenos Aires, Argentina
Estação San Isidro

A Catedral de San Isidro
A Catedral, por si só, já justifica uma visita a San Isidro... A construção, em estilo neogótico, iniciou em 1898. E o que logo chama a atenção é a torre de 68m. Característica do estilo. Com linhas esbeltas que apontam ao céu...

No interior, repare nas paredes maciças e nos vitrais. A ideia deles é gerar um ambiente propício à oração. Também impressiona a altura no interior do templo. O que seria um convite a elevar-se a Deus...

Interior da Catedral de San Isidro, Buenos Aires, Argentina
Interior da Catedral de San Isidro

A Quinta Los Ombues
O local logo despertou meu interesse. Afinal, abriga um museu dentro de área uma de preservação. E o melhor: fica a duzentos metros da Catedral. É só seguir pela Rua Beccar Varela, que passa atrás do templo...

Ao chegarmos a Quinta Los Ombues, encontramos as portas fechadas. Retornamos à Avenida Del Libertador. E no centro cultural perguntei sobre o Museo Pueyrredón. Também não abriria durante o feriado...

Quinta Los Ombúes, San Isidro, Buenos Aires, Argentina
Quinta Los Ombúes

Restava lamentar a falta de planejamento e seguir para Tigre. No caminho de volta, na Avenida Del Libertador, paramos na Plazoleta Obispo Aguirre. E contemplamos a imagem do Cristo de braços de abertos...