quarta-feira, 10 de maio de 2017

Locações de Filmes em Cidreira

Cidreira fica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A cidade serviu como locação de diversos filmes. Na verdade, as praias de Cidreira compõem as cenas destes filmes. É o caso das produções a seguir.

Patricia Soso, em Maresia (2009)
Patricia Soso, em Maresia (2009)

A Princesa (2013) 20 minutos
Locações em Porto Alegre: academia e apartamento de Aurora.


A Última Estrada da Praia (2010) 93 minutos
Também tem locações em Balneário Pinhal, Osório e Porto Alegre.
O filme participou do Festival Internacional Lume de Cinema.
E Fabiano de Souza recebeu o prêmio de Melhor Diretor.

A Última Estrada da Praia (2010) - A Turma No Bar
A Última Estrada da Praia (2010)


Cinco Naipes (2004) 25 minutos
Também tem locações em Balneário Pinhal e Porto Alegre.
+ Melhor Ator: Pedro Santos;
+ Melhor Atriz: Janaina Kremer;
+ Melhor Roteiro: Fabiano de Souza;
+ Melhor Montagem: Milton do Prado;
+ Prêmio Canal Brasil: “Cinco Naipes”


Cinza Silencioso (2014) 24 minutos
Também tem locações em Porto Alegre.

(Júlia) Patricia Soso, em Maresia (2009)
(Júlia) Patricia Soso, em Maresia


Maresia (2009) 9 minutos
As locações em Cidreira ocorreram na Praia de Salinas.
O filme também tem locações em Porto Alegre.

19 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ A Princesa (2013) +++

Curta-metragem, 20'00''
Direção: Rafael Duarte & Taísa Ennes Maques
Drama

Do alto de sua torre, a Princesa se arruma para o baile à meia-noite.
Ela vai se perdendo mais e mais em devaneios de liberdade.
A cada uma das exaustivas rotinas de beleza...

Fonte: Machina Filmes

Leonardo Brocker disse...

+++ A Princesa: Prêmios +++

Aline Jones - Prêmio Assembleia Legislativa de Melhor Atriz -
Festival de Cinema de Gramado 2013
Prêmio do Júri de Melhor Curta Nacional - Fantaspoa 2014
Menção Honrosa - Festival de Cinema de Lapacho (Argentina)
2º Lugar - Short Cup World Film Festival 2014

Fonte: Machina Filmes

Leonardo Brocker disse...

+++ A Princesa 2013 - Fimow +++

O curta trata da ansiedade de uma jovem.
Em estar esteticamente perfeita num mundo real, urbanizado.
Ela esconde seus defeitos.
Não importando quanta dor possa custar.
Enquanto suas ações dialogam com seu desejo de liberdade.
Em um mundo de beleza fantástica e natural, mas irreal.

A estética do filme remete diretamente aos contos de fada clássicos.
Rapunzel, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, etc.
E isso é facilmente identificado nas cenas.

No entanto, o curta tem um ar de obra-prima.
Por toda a composição da fotografia, que é esplendorosa.
Dos efeitos visuais - sem comparação com outras produções nacionais.
Uma pós-produção extremamente eficiente.
Além de uma magnífica trilha sonora, composta pelo próprio Rafael.
Que bebeu diretamente na fonte de Vangelis em Blade Runner.

O curta não tem falas.
E apresenta a belíssima atriz Aline Jones como a Princesa.
Papel que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz em Gramado.
Sua beleza e talento, me levam a compará-la com Jennifer Lawrence.

O filme arrebata com um final dilacerante.
Apesar de ser perfeito tecnicamente, a obra é pura emoção.

Adaptado de Filmow.

Leonardo Brocker disse...

+++ Cinco Naipes +++

Gênero: Ficção
Subgênero: Drama
Diretor: Fabiano de Souza
Elenco: Corel Monteiro, Janaína Kremer, Pedro Santos, Rafael Kerber
Duração: 24 min Ano: 2004 Formato: 35mm
País: Brasil Local de Produção:
Cor: P&B
Sinopse: Sexo, Mentiras e Cartas. Cinco personagens perdidos entre o desejo e os papéis familiares. Cinco Naipes jogados em um labirinto de paixões.

Fonte: Porta Curtas

Leonardo Brocker disse...

+++ Cinco Naipes: Ficha Técnica +++

Produção: Camila Groch
Fotografia: André Luís da Cunha
Roteiro: Fabiano de Souza
Som Direto: Milton do Prado
Direção de Arte: Adriana Borba
Empresa(s) produtora(s): Clube Silêncio
Produção Executiva: Débrora Peters
Montagem: Milton do Prado
Música: Arthur de Faria

Fonte: Porta Curtas

Leonardo Brocker disse...

+++ Cinco Naipes: Prêmios +++

Melhor Ator no Festival de Gramado em 2005
Melhor Atriz no Festival de Gramado - Mostra Gaúcha em 2005
Melhor direção no Jornada da Bahia em 2005
Melhor Direção de Arte no Cine PE em 2005
Melhor Direção de Arte no CINEPE em 2005
Melhor Direção de Arte no Santa Maria Vídeo e Cinema em 2005
Melhor Fotografia no Jornada da Bahia em 2005
Melhor Média-Metragem no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá em 2005
Melhor Montagem no Festival de Gramado em 2005
Melhor Montagem no Jornada da Bahia em 2005
Melhor Roteiro no CINEPE em 2005
Melhor Roteiro no Festival de Gramado em 2005
Melhor Roteiro no Festival de Gramado - Mostra Gaúcha em 2005
Melhor Roteiro no Santa Maria Vídeo e Cinema em 2005
Melhor Trilha Sonora Original no Santa Maria Vídeo e Cinema em 2005

Fonte: Porta Curtas

Leonardo Brocker disse...

+++ "Cinza Silencioso" +++

Diretor: Daniel Castilhos
Roteiro: Daniel Castilhos
Elenco: Anita Dall Moro (Victoria), Diogo Medtler (Charles).

Victoria perde o filho e o marido em um acidente.
E decide refugiar-se em sua casa na praia.
Pra isolar-se da família e dos amigos.

Pede a Charles que a leve para casa na praia.
Charles é filho de Peter, seu melhor amigo.

Mas esta viagem faz Victoria voltar no tempo.
E reaviver uma antiga paixão por Peter.
Que tem em Charles sua semelhança idêntica...

Adaptado de IMDB

Leonardo Brocker disse...

+++ Maresia (2009) +++

Diretores: Natalia Piva Chim, Christian Schneider
Roteiro: Natalia Piva Chim, Christian Schneider
Elenco:
Paulo Guimarães: Paulo
Patricia Soso: Julia
Ana Julia Veiga: Julia (4 anos)

Prêmios
ABC Cinematography Award - Melhor Direção de Fotografia
Santa Maria Video e Cinema - Melhor Curta Nacional - Christian Schneider
Santa Maria Video e Cinema - Melhor Música Original - Jean Presser

Fonte IMDB

Leonardo Brocker disse...


+++ Maresia: Sinopse +++

Apresenta silenciosos momentos de uma bailarina vítima de abuso sexual.
O filme prima pela economia de gestos e elementos dispersivos.
E concentra-se na hesitação da mulher quanto a seu destino.
O conflito de Julia é expresso em imagens esteticamente elaboradas.
E elementos audiovisuais.

Adaptado de Cine Esquema Novo.

Leonardo Brocker disse...


+++ Maresia: Sinopse +++

Concentra-se na história de Julia.
A bailarina de 33 anos é estuprada.
Engravida.
E se vê frente ao dilema de fazer ou não um aborto.

Adaptado de Filmow.

Leonardo Brocker disse...

+++ Maresia - Christian Schneider +++

Prêmios como diretor de fotografia:
2011 Mejor Dirección de Fotografía, por “Maresia”, Salón Internacional de La Luz, Bogotá, Colômbia.
2010 Melhor direção de fotografia Prêmio ABC , por "Maresia", Associação Brasileira de Cinematografia, Brasil.
2009 Menção Honrosa , por “Maresia”, 2º MIAU, Goiânia - GO.
2009 Menção Honrosa pela fotografia , por “Maresia”, 5º REC, Vitória ES.
2009 Menção Honrosa pela fotografia, por “Maresia”, 8º SMCV, Santa Maria RS.
2009 Melhor Fotografia - Vencedor Etapa Brasil, por “Maresia”, Kodak FilmSchool Competition National. Brasil.
2009 2º Melhor Fotografia América Latina, por “Maresia”, Kodak FilmSchool Competition América Latina - L.A.R
2009 Melhor Fotografia, por “Maresia”, 5º Fest Cine Aruanda, João Pessoa, PB.

Prêmios exercendo outras funções:
2009 Melhor Filme por "Maresia", V Fest Cine Aruanda, João Pessoa PB.
2009 Melhor roteiro por "Maresia", V Fest Cine Aruanda, João Pessoa, PB.

Fonte: claquette.com.br

Leonardo Brocker disse...

+++ "A Última Estrada da Praia" (2010) +++

Diretor: Fabiano de Souza
Roteiro: Fabiano de Souza e Vicente Moreno
História Original: Dyonelio Machado

Rafael Sieg - O Desconhecido
Marcos Contreras - Norberto
Miriã Possani - Paula
Marcelo Adams - Léo
Sirmar Antunes - Seu Procópio
Janaína Kremer Motta - Cobradora
Nélson Diniz - Homem em Branco
Girley Paes - Dono do Bar

Festival International Lume 2011
+ Melhor Direção: Fabiano de Souza

Adaptado de IMDB

Leonardo Brocker disse...

+++ "A Última Estrada da Praia" (2010) +++

Livre adaptação de "O Louco de Cati", de Dyonelio Machado.
É a história de três grandes amigos, e também amantes.
Leo, Norberto e Paula viajam pelo litoral gaúcho.
E encontram um homem estranho.
Este não fala, e acaba, seguindo viagem com os três.
Juntos, os quatro fazem novas descobertas.

Adaptado de Adoro Cinema.

Leonardo Brocker disse...

+++ "A Última Estrada da Praia" (2010) +++

O livro "O Louco do Cati", de Dyonélio Machado, originou o programa O Louco.
O especial é parte da série "Escritores", uma produção da RBSTV.
Desta série, saiu o longa de Fabiano de Souza "A Última Estrada da Praia".

O enredo traz Léo, Norberto e Paula.
Os três amigos partem para uma aventura pelo litoral gaúcho.
Mas no início da viagem encontram um estranho.
Quem é este homem ninguém sabe, pois ele não fala.
Mas aceitam sua companhia na aventura.
E esta tem como objetivo principal curtir o percurso sem pressa.

O cenário são as areias do sul do país.
Ali, o amigo silencioso se defronta com seus temores.
E Léo, Norberto e Paula esbarram nas fronteiras de um relacionamento triangular.
Juntos, descobrem que por mais que tentem, não é possível ser feliz o tempo todo.

Adaptado de Guia da Semana.

Leonardo Brocker disse...

+++ "A Última Estrada da Praia" - Ficha técnica +++

Direção: Fabiano de Souza
Produção: Aletéia Selonk, Gilson Vargas e Milton do Prado
Produção Executiva: Aletéia Selonk
Direção de Produção: Camila Machado
Roteiro: Fabiano de Souza e Vicente Moreno
Fotografia: André Luis da Cunha
Música: Arthur de Faria
Som Direto: Gabriela Bervian
Desenho de Som: Tiago Bello e Alexandre Kumpinski
Montagem: Milton do Prado
Arte: Adriana Borba
Elenco: Rafael Sieg, Marcos Contreras, Miriã Possani, Marcelo Adams
Financiamento: Fundo Municipal de Apoio à Cultura – FUMPROARTE
Apoio: RBS TV, Link Digital, Cabine Audiolab, Bunker Recording Studio.
Realização: Rainer e Okna Produções

Adaptado de OKNA.

Leonardo Brocker disse...

+++ "A Última Estrada da Praia" (2010) +++

Leo, Norberto e Paula são muito mais que amigos.
No início de uma viagem para o litoral, conhecem um estranho que não fala.
Os quatro partem num périplo em que o sabor do percurso é vivenciado sem pressa.
Leo, Norberto e Paula mergulham nas fronteiras de um relacionamento triangular.
Enquanto o amigo silencioso se defronta com seus temores.
Nas areias intermináveis das praias gaúchas, descobrem que é impossível ser alegre o tempo inteiro.

Adaptado de OKNA.

Leonardo Brocker disse...

+++ "A Última Estrada da Praia" (2010) +++

Inspirado na obra "O Louco do Cati".
Do escritor gaúcho Dyonelio Machado.
A história é uma aventura.
E envolve três amigos e um homem estranho.
Eles viajam pelo litoral gaúcho.
E, juntos, vivem experiências singulares.

O livro foi o combustível inicial para a jornada.
Que mistura um sujeito desconhecido, misterioso, com um triângulo amoroso.

Adaptado de OKNA.

Leonardo Brocker disse...

+++ "A Última Estrada da Praia" - Destaques +++

Iniciou carreira de festivais nacionais em 2010.
E participou de importantes eventos nacionais.
Como o Festival de Cinema de Gramado.
A Semana dos Realizadores.
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

No 1º Festival Lume de Cinema, em 2011, recebeu prêmio de Melhor Direção.

No 4º Festival de Cinema de Triunfo ganhou troféus de:
+ Melhor Direção;
+ Melhor Ator (Rafael Sieg);
+ Melhor Atriz (Miriã Possani);
+ Melhor Som e Melhor Arte.

No FestCine Maracanaú recebeu Menção Honrosa.

No circuito internacional, participou do Festival Du Nouveau Cinema de Montreal, Canadá.

Adaptado de OKNA.

Leonardo Brocker disse...

+++ "A Última Estrada da Praia" - Papo de Cinema +++

A "Última Estrada da Praia" é o primeiro longa-metragem de Fabiano de Souza.
Uma adaptação livre de "O Louco do Cati" (1942).
Romance político de Dyonélio Machado (1895 - 1985).
O filme estrutura-se como um road movie clássico.
Um trio de amigos programa-se para uma viagem sem destino ao litoral do RS:
Leonardo (Marcelo Adams), Paula (Miriã Possani) e Norberto (Marcos Contreras).
Minutos antes da partida, Norberto convida um desconhecido (Rafael Sieg).
E este se junta aos demais na experiência.

O filme surgiu com um curta para a série Escritores, da RBS TV.
Mas "A Última Estrada da Praia" transformou-se em longa.
Quando Rainer e Okna Produções apostaram na complementação do trabalho.
Exemplo de como o cinema brasileiro depende de soluções criativas para existir.

Com isso não é difícil entender a demarcação do filme em dois grandes momentos.
O primeiro, o qual concentra a maioria das cenas de ação.
Desdobra-se a partir do início, quando os amigos encontram o desconhecido.
E partem rumo ao litoral.
O segundo, voltado para cenas de natureza psicológica.
Dá-se a partir da dissolução do grupo.
Com a concentração do foco narrativo.
Sobre os personagens de Contreras e Sieg até o desfecho.

O desenvolvimento das cenas envolvendo o grupo evidencia os principais equívocos.
Se esperarmos que os maiores acertos estejam nas questões menos complexas.
De início, são igualmente estranhos o trio de amigos e o desconhecido.
Espera-se, então, que o roteiro nos ofereça a oportunidades adequadas.
Sejam pelo plano físico (ações e reações) ou psicológico (pensamentos, autoconsciência).
Para que possamos romper o estranhamento com os personagens.

No entanto, a estrutura de blocos viagem-parada-viagem é pouco eficiente.
Ao menos, no que se refere a reforçar as idiossincrasias do trio.
Na mais direta das tentativas, há um esforço insuficiente nesse sentido.
O grupo divide o interior de um ônibus.
Norberto projeta a forma de seu personagem em situações isoladas.
Diferentemente de Leonardo e Paula.
Como quando resolve procurar pelo desconhecido durante a noite.

Apenas a cena de rompimento entre o primeiro e o segundo momento.
Consegue desconstruir com intensidade a linearidade dos caráteres.
Nela, há um forte desentendimento de Norberto com os companheiros.

O recurso de filmar primordialmente com a câmera na mão consegue boas cenas.
E, por vezes, constrói sequências que alçam o filme a um patamar mais elevado.
Por outro lado, o uso indiscriminado perturba a conexão do público com a cena.
Da mesma forma, há os vícios televisivos em enquadramentos.
Como o do rosto da cobradora de ônibus, logo no início.
Eles não colaboram para a fruição do longa.

O segundo momento de "A Última Estrada da Praia"...
Volta-se primordialmente para a relação de Norberto com o desconhecido.
A estridente e excessiva atuação do trio é eliminada.
Em vistas do ganho indubitável de introspecção.
Há uma exigência redobrada das atuações de Contreras e Sieg.
Bem como da direção e do roteiro não parece ser um problema.
Aí, a direção de Fabiano mostra-se mais contundente.
Diante da perspectiva desafiadora de expressar o máximo com o mínimo que
E encaminha o filme ao encontro de seus melhores momentos.

Há a conjunção dos silêncios e da imensidão desoladora das praias.
Elas proporcionam um segmento dramático.
Que culmina no desespero de Norberto ao interpelar seu companheiro.
Pois a relação de cumplicidade entre ambos se funde na mesma necessidade.
Ao buscar salvar-se, Norberto nem imagina que salva também quem o acompanha.

O ponto menos sofisticado desse segundo momento é justamente o final.
Longe de fazer jus à pulsão de vida que encontramos até então.
A decisão de Norberto ao ficar na casa de alguém que conhecera há poucos minutos.
Soa mais como final apressado.
Do que decisão embasada em seu personagem ou em sua busca.

Adaptado de Willian Silveira (Papo de Cinema)

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