quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Astor Piazzolla - "Verano Porteño", de Las Cuatro Estaciones Portenas

Astor Piazzolla compôs o concerto “Verano Porteño” em 1965. Fazia parte, originalmente, da peça “Melenita de Oro”, de Alberto Rodríguez Muñoz. E a música incidental ficou conhecida também como “Verão em Buenos Aires”.

Emerson Kretschmer toca 'Verano Porteño', de Astor Piazzolla
Emerson Kretschmer toca 'Verano Porteño'

O primeiro concerto de “Las Cuatro Estaciones Porteñas” dura cerca de 6min36seg. Astor Piazzolla compôs “Verano Porteño”, inicialmente, como um trabalho solo. Esta peça possui maior relação com a tradição do tango.

Em “Verano Porteño” surge a paixão. O calor toma o corpo. E o calendário indica a temperatura do amor. Caminha-se pelas ruas de Buenos Aires sob o calor úmido. E a cidade parece respirar cada vez mais ao pôr do sol...


Há um tema que se repete insistentemente ao longo da obra. Os solos de violino e bandoneon interrompem-no. No término deste concerto, percebe-se certa lentidão. Logo interrompida por uma aceleração final.

Veja também...
Invierno Porteño
Primavera Porteña
Otoño Porteño



Adaptado de...
+ Naxos Records – Classical Music Home. Vivaldi, A.: 4 Seasons (The) / Piazzolla, A.: Las 4 Estaciones Portenas (8 Seasons) (Tianwa Yang, Ensemble Tianwa Yang, Klein).
+ Topos & Tropos – Astor Piazzolla y "Las Cuatro Estaciones Porteñas", Maximilano Ribichini
+ University of Hartford – “The Structural and Cyclical Organization of Astor Piazzolla's Las Cuatro Estaciones Portenas”, Peter Arthur Clemente, 2012.
+ Wikipedia – Estaciones Porteñas

9 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ “Cuatro Estaciones Porteñas” +++

Astor Piazzolla compôs os concertos entre 1965 e 1970.
O conjunto também é conhecido como “Estaciones Porteñas”.
Ou como “As Quatro Estações de Buenos Aires”.

São quatro composições de tango.
Originalmente, Piazzolla tratou-as como independentes.
Posteriormente, ele as executou em conjunto.

Piazzolla compôs os concertos para um quinteto.
Fazem parte deste quinteto, os seguintes instrumentos:
Bandoneon, contrabaixo, guitarra, piano e violino (viola).

Adaptado de Wikipedia.

Leonardo Brocker disse...

+++ As Quatro Estações: Vivaldi e Piazzolla +++

Entre 1996 e 1998, Leonid Desyatnikov criou um novo arranjo.
O russo combinou as peças de Piazzolla com as de Vivaldi.
Cada concerto passou a ter três sessões.
Para violino solo e orquestra de cordas.
Em cada peça ele incluiu cotações do trabalho original de Vivaldi.
Mas considerou que as estações ocorrem em período invertidos.
Quando é inverno no hemisfério norte, é verão no sul.
Assim, inseriu elementos do inverno de Vivaldi no verão de Piazzolla.

Adaptado de Wikipedia.

Leonardo Brocker disse...

+++ Estrutura e Organização Cíclica +++

Astor Piazzolla compôs “Las Cuatro Estaciones Porteñas”.
Uma suíte de quatro composições.
A instrumentação é eclética.
Com guitarra, violino, piano, baixo e bandoneon.

O trabalho combina elementos de várias tradições:
+ Jazz (instrumentação e improvisação);
+ Música clássica (voz líder, harmonia, estrutura cíclica);
+ Cultura afro-hispânica (tango).

Inicialmente, Piazzolla compôs “Verano Porteño”.
Ao compor os outros movimentos, precisou de um programa.
Baseou-se em uma harmonia cíclica.

O ouvinte primeiro precisa ser capaz de discernir.
A linguagem comum entre os quatro movimentos.
E depois interpretar as várias tradições expressivas.
Da música clássica, do tango e do jazz.

Adaptado de: University of Hartford, “The Structural and Cyclical Organization of Astor Piazzolla's Las Cuatro Estaciones Portenas”, Peter Arthur Clemente, 2012.

Leonardo Brocker disse...

+++ Astor Piazzolla e Antonio Vivaldi +++

Astor Piazzolla revolucionou as tendências por completo.
E converteu-se em um inimigo dos músicos tradicionais.
Inicialmente, os compositores de tango o rechaçaram.

Até o momento, o tango era um simples costume nacional.
Astor Piazzolla elevou, porém, o tango.
A uma expressão artística de alto alcance internacional.
Que passou a integrar o repertório de grandes salas de concerto.

Ao evocar Vivaldi, Piazzolla demonstrou ser um gigante.
“As Quatro Estações”, de Vivaldi, fazem parte de uma coleção.
De doces concertos com caráter programático.
Que incluem efeitos sonoros que descrevem a natureza.

Os concertos de Antonio Vivaldi possuem três movimentos.
Todos seguem a sequência “rápido – lento – rápido”.
E o compositor argentino recorda esta sequência.

Piazzolla inspira-se na estrutura e no virtuosismo de Vivaldi.
Mas compõe as peças de maneira individual, em cinco anos.
Posteriormente, reúne estas peças em uma suíte.
A música, porém, é completamente distinta da de Vivaldi.

Adaptado de Santiago Piñeirúa (Eudoxa)

Leonardo Brocker disse...

+++ “Las Cuatro Estaciones Porteñas” +++

Astor Piazzolla concebeu-as para a execução de um quinteto.
Este famoso grupo foi presença seminal no tango novo:
+ Astor Piazzolla (bandoneon);
+ Pablo Zingler (piano);
+ Fernando Suárez Paz (violino);
+ Óscar López Ruiz (guitarra);
+ Héctor Console (contrabaixo).

Há versões dos concertos para orquestra de cordas.
Ou para violino, violoncelo e piano.

Piazzolla tinha consciência do trabalho revolucionário que fazia:
“Eu fiz uma revolução no tango.
Rompi com velhos moldes e por isso me atacaram.
Eu tive que me defender.
Mas nada pode negar as minhas origens.
Tenho o tango marcado em....”

Astor Piazzolla é o grande profeta do tango novo.
Ele mudou a cara do tango por dentro.
E este é o maior mérito do compositor argentino.
Anos antes de morrer, Piazzola disse:
“Tenho uma ilusão: que se escute minha obra em 2020.
E em 3000 também...”.

“Las Cuatro Estaciones Porteñas” é a percepção de Piazzolla.
Sobre as mudanças climáticas que enfrenta em Buenos Aires.
Antonio Vivaldi compôs “As Quatro Estações”, em Veneza.
Ou seja, também em uma cidade portuária.

Juan Arturo Brennan para la Orquesta Sinfónica de Minería

Leonardo Brocker disse...

+++ O Bandoneon +++

Heinrich Bach criou o instrumento na Alemanha, em 1854.
O bandoneon é um parente do acordeão e da concertina.
E buscava substituir o órgão e o harmônio.
Em pequenas igrejas pobres que precisavam destes instrumentos.
Meio século depois, o bandoneon já era popular em Buenos Aires.
E em pouco tempo era o instrumento pivô de orquestras de tango.

A linhagem de grandes bandeneonistas surgiu ao acaso.
Com intérpretes como Juan Maglio e Vicente Greco.
Piazzolla foi o expoente mais radical e renovador.
Ele compôs algumas peças diretamente para o bandoneon.
É o caso de “Tristezas de um Doble A”.

Juan Arturo Brennan para la Orquesta Sinfónica de Minería

Leonardo Brocker disse...

+++ Topos & Tropos: "Las Cuatro Estaciones Porteñas" +++

Em “Las Cuatro Estaciones Porteñas”, Piazzolla alcança um estilo próprio.
Nelas, o compositor combina um pulso rítmico decididamente tangueiro.
Com técnicas harmônicas e contrapontísticas que aprendeu na Europa.

Nestas obras, há uma alternância entre “Solos e Tuttis”.
Sem respeitar os critérios formais da sonata ou do concerto barroco.

Há um aspecto muito particular das quatro composições.
A singular qualidade das passagens contrapontísticas.
Piazzolla também usa em diferentes partes melodias em uníssono.
Ou seja, os cinco instrumentos desempenham o mesmo tema.
E isto dá ao grupo uma grande potência sonora.
Consegue extrair dos instrumentos sons muito percussivos.
E diferentes efeitos sonoros.

Fonte: Astor Piazzolla y "Las Cuatro Estaciones Porteñas", Maximilano Ribichini – Topos & Tropos

Leonardo Brocker disse...

+++ Astor Piazzolla, O Compositor Revolucionário +++

O compositor argentino Astor Piazzolla nasceu em 1921.
E revolucionou o gênero tango.
Ele introduziu elementos da música clássica e do jazz.
Como o contraponto e a guitarra elétrica
E foi pioneira no estilo tango novo.

Além disso, Piazzolla reduziu a orquesta típica.
Ou seja, a grande orquestra de tango.
E introduziu conjuntos de câmara menores.
Ampliou a paleta harmônica do tango.
E mudou o gênero do salão de baile para a sala de concertos.

Adaptado de: Musical Borrowing in Las Cuatro Estaciones Porteñas: Piazzolla, Desyatnikov, Vivaldi – WayAnne Watson, Andrews University (2015)

Leonardo Brocker disse...

+++ As Quatro Estações de Piazzolla +++

Em agosto de 1965, Piazzolla compôs Verano Porteño.
Mais tarde, ele compôs as outras três peças.
Baseou-se nas estações restantes.
E combinou as quatro peças em uma suíte.

Piazzolla escreveu o ciclo para seu quinteto de tango:
Bandoneón, contrabaixo, guitarra elétrica, piano e violino.
O compositor combina características do tango tradicional:
Ritmos tresillo e bordoneo, modo menor, notas repetidas em melodias.
Há influências do songbook americano:
Formas de canções estróficas, texturas de cordas, sonoridades do jazz.
Assim como influências da música clássica barroca:
Texturas contrapontais, cadências, passagens de pedais estendidas.

Adaptado de: Musical Borrowing in Las Cuatro Estaciones Porteñas: Piazzolla, Desyatnikov, Vivaldi – WayAnne Watson, Andrews University (2015)

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