quinta-feira, 17 de novembro de 2016

A Oficina de "Presença Cênica", com Roberto di Lernia - Parte 2: Exercícios de Improvisação

Na segunda parte da oficina, o clown italiano Roberto di Lernia propôs uma série de exercícios de improvisação. Desta vez, trabalhou sobre o palco. Isso fez a turma lutar contra medos e inseguranças de atuar...

Roberto di Lernia, Coordenador da Oficina 'Presença Cênica'
Roberto di Lernia na Oficina 'Presença Cênica'


Aquecimento e Relaxamento
Começamos, mais uma vez, com a caminhada. A proposta era a mudança de sentido em ângulos retos. Esta é uma das técnicas de movimentação no palco. Em deslocamentos laterais e de frente para o fundo.

Seguimos com um exercício de relaxamento colaborativo... Formamos uma espécie de “trenzinho da massagem”. Massageávamos os ombros do colega da frente. E o de trás massageava os nossos ombros.

Exercício em Dupla na Oficina 'Presença Cênica' de Roberto di Lernia - Braços de Tiranossauro
Braços de Tiranossauro


“Não posso, mas eu quero”...
Roberto propôs, então, um exercício no palco. A situação era a seguinte... A pessoa estava em um lugar em que não poderia estar. Mas ela queria ficar ali. Seja por gostar do lugar. Seja por precisar ficar ali...

Este era um exercício em que não se podia falar. E Roberto solicitou que usássemos os movimentos de mímica ou expressão facial. Quer dizer, era para falar mais com a face do que com o resto do corpo...


  
Parceria: Exercício de Colaboração
Já o exercício seguinte dependia de parceria e colaboração. Uma pessoa contava a história, com os braços escondidos. A outra ficava atrás e usava os próprios braços para fazer o gestual que contasse a história.

É claro: surgiram situações bem engraçadas. Como o cara de braços curtos que veio da Itália a Canela. Ele queria conhecer o Parque dos Dinossauros da cidade. Pois achava que parecia com um tiranossauro...

Oficina 'Presença Cênica' com Roberto di Lernia - Exercício em Dupla (Gabriel e Igor)
Exercício em Dupla


Exercícios de Convencimento
Os últimos dois exercícios foram sobre o palco. No primeiro, uma pessoa ocupava a cadeira. E a outra deveria persuadi-la a deixar a cadeira para que pudesse sentar. Roberto mostrou um homem com dor...

O exercício final foi uma audição no Teatro Scala de Milão. Roberto fez uma série de perguntas ao candidato. Direcionava para um lado. Porém, mudava o rumo: “Você cozinha bem? Não precisamos disso”...

Exercício em Dupla na Oficina 'Presença Cênica' de Roberto di Lernia (Duli) - A Sacola da Velha
A Sacola da Velha

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

Cia Fausto Barile, Itália

Todos nós sabemos que temos uma pilha de pensamentos.
Além de medos e emoções fervendo em nossos estômagos.
Mas Fausto prefere abrir a barriga ao invés da boca!
Ele desabotoa o casaco para abri-la.
E revela um teatro completo, com plateia, palco e luz!

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design