quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A Oficina de "Presença Cênica", com Roberto di Lernia - Parte 1: Os Exercícios de Expressão e A Análise de Movimentos Corporais

O clown italiano Roberto di Lernia ministrou a Oficina de Presença Cênica, no Festival de Bonecos. Na primeira parte, ele propôs alguns exercícios de expressão e de análise de movimentos corporais.

Oficina de Presença Cênica com Roberto di Lernia - O Diretor Assiste à Apresentação
Roberto di Lernia assiste à apresentação

  
O Personagem Fausto Barile
Roberto di Lernia trabalha no teatro, há 27 anos. Ou como ele mesmo diz: “metade da minha vida”. Há 25 anos, vive do teatro. E criou o personagem Fausto Barile em um momento de crise financeira e pessoal.

A Turma da Oficina de Presença Cênica com Roberto di Lernia
A Turma da Oficina de Presença Cênica

Na época, parecia que nada funcionava. E o ator sabia que precisava criar algo novo. Surgiu, assim, a imagem do gordo. Ele tem muito espaço. E não se sabe o que tem dentro. Roberto viu um teatro dentro da barriga...



Os Exercícios de Movimento
A oficina buscou trabalhar a presença cênica. De início, Roberto solicitou a todos que dissessem o nome e o que fazem. Seguiu com um exercício em que se deveriam executar três movimentos e emitir um som.

Oficina de Presença Cênica com Roberto di Lernia - O Diretor Ouve Uma Pergunta
Roberto di Lernia ouve uma pergunta

Formamos, então, uma roda, com todos de mãos. Roberto apertou a mão de quem estava à direita. E o aperto de mão transmitia-se ao longo da roda. Trabalhava-se a velocidade que isso ocorria. E a frequência.

Oficina de Presença Cênica com Roberto di Lernia - O Diretor e Os Alunos Observam
O diretor e os alunos observam


Os Exercícios de Expressão
Seguimos, depois, aos exercícios de expressão. Deveríamos dizer o nosso nome de maneira convencional. E então, dizer uma frase de três palavras, de três maneiras diferentes. A mudança seria na expressão...

Oficina de Presença Cênica com Roberto di Lernia - O Diretor Observa a Cena
O diretor atento à cena

No exercício seguinte, devíamos imitar a forma de caminhar do colega. E o último exercício era se sentar, sem expressão. Colocar o nariz de palhaço. E depois sentar sobre um balão, sem mudar a expressão com o estouro...

Oficina de Presença Cênica com Roberto di Lernia - O Exercício do Balão na Cadeira
O Exercício do Balão na Cadeira

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

Cia Fausto Barile, Itália

Todos nós sabemos que temos uma pilha de pensamentos.
Além de medos e emoções fervendo em nossos estômagos.
Mas Fausto prefere abrir a barriga ao invés da boca!
Ele desabotoa o casaco para abri-la.
E revela um teatro completo, com plateia, palco e luz!

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design