quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Roteiro Aldo Locatelli em Porto Alegre [Artigo 12]: “As Profissões”, na Reitoria da UFRGS

O óleo sobre tela “As Profissões” homenageia as diferentes formações que a UFRGS oferece. Esta obra fica na Reitoria da Universidade. Aldo Locatelli a pintou em 1958. A figura central é André da Rocha, reitor até 1937.

As Profissões, Aldo Locatelli (Óleo sobre Tela, 1958)
'As Profissões', Aldo Locatelli (1958)

Este Artigo Faz Parte da Série...
Roteiro Aldo Locatelli em Porto Alegre

André da Rocha foi o primeiro reitor da Universidade de Porto Alegre, atual UFRGS. Ele aparece de toga e barrete no centro do mural. Ao fundo, voando, observamos a figura de Nike, a deusa da vitória.


As Profissões, de Aldo Locatelli
Aldo Locatelli registrou, também, figuras alegóricas alusivas às profissões. O mural mostra a Agronomia, a Física, a Química, a Medicina e a Veterinária. O cadáver é uma referência às aulas de anatomia.

As Profissões - Aldo Locatelli (Mural, 1958)
As figuras alegóricas alusivas às profissões

À direita, as figuras representam a Filosofia, a Arquitetura e a Engenheira. A figura alusiva à Arte aparece com um pincel na mão. A Justiça possui vendas nos olhos e uma espada na mão. A balança simboliza o Direito.


A Única Obra Que Não Visitei...
O mural “As Profissões” foi a única obra do “Roteiro Aldo Locatelli em Porto Alegre” que não consegui visitar. Estive duas vezes na Reitoria da UFRGS. Enviei e-mails e telefonei. Não obtive sucesso de nenhuma forma.

No Conselho Universitário, informaram que só se permite fotografar a obra no caso de pesquisas acadêmicas. Lastimável que a maior universidade do sul do país haja no sentido de afastar a cultura da população.

11 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ As Profissões ++++
Óleo sobre tela, 1958.
Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aldo Locatelli homenageia os diversos papeis das universidades.
Tanto no setor científico, como no cultural.
No centro do mural, vemos Nike, a Deusa da Vitória.
Ela representa o voo da inteligência.

À esquerda, alegorias representam cinco áreas da ciência:
Medicina, Física, Química, Agronomia, Veterinária.
E um cadáver ao solo é a representação das aulas de anatomia.
À direita, Arquitetura, Engenharia, Justiça, Filosofia e Arte.
A alegoria da Arte aparece com um pincel na mão.
Há quem pense que ela seria a esposa de Aldo Locatelli.
Já a balança, também à direita do mural, simboliza o Direito.

“O Mago das Cores: Aldo Locatelli”, Paulo Gomes

Leonardo Brocker disse...

+++ A Temática de “As Profissões” +++

A temática de “As Profissões” repete a de “As Artes”.
Ou seja, é o ambiente acadêmico.
A obra forma-se em torno de agrupamentos de figuras humanas.
Estas se colocam em posturas e gestos.
E portam objetos utilitários, cuja decodificação é precisa e rápida.
A diferença está no tratamento estético das figuras.
Em “As Profissões” o grau de estilização não é tão acentuado.

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ A Composição de “As Profissões” +++

O formato da Sala do CONSUN indicou o formato do mural.
E a tela retangular aumentou a impressão de horizontalidade da sala.
A imagem tem três núcleos que concentram os elementos figurativos.
Um, ao centro, e os outros dois, nas extremidades laterais.
A composição constitui-se de dois planos.
O primeiro corresponde ao dos elementos figurativos.
O de fundo constitui-se de formas abstratas em cores mais claras.

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ Foco no Núcleo Figurativo Central +++

O núcleo figurativo central ocupa metade da área da cena.
Cada um dos outros dois núcleos ocupa um quarto da composição.
No conjunto central, as cores vermelha e preta são mais intensas.
E as formas são mais detalhadas em termos de recursos gráficos.
Isso contribui para captar a atenção do observador.
Assim, as personalidades institucionais destacam-se em cena.

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ Manoel André da Rocha +++

O Desembargador Manoel André da Rocha ocupa o centro da obra.
André da Rocha foi o primeiro reitor de Universidade no RS.
E Aldo Locatelli representa fielmente a fisionomia dele.
Mas André da Rocha não se destaca apenas pela localização.
Mas também pelas cores e os atributos que a caracterizam.
Caracteriza-se pela toga e pelo barrete.
Está sentado na Cátedra, em postura reflexiva.
A cabeça apoia-se na mão direita.
E um livro repousa sobre o colo.

Manoel André da Rocha foi desembarcador e professor.
Fundou e dirigiu a Faculdade de Direito em Porto Alegre.
E assumiu a Reitoria da Universidade, na ocasião da fundação.
Em 1934, ela chamava-se Universidade de Porto Alegre (UPA).

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ Eduardo Sarmento Leite +++

Eduardo Sarmento Leite (1868-1935) era médico.
E foi Diretor da Faculdade de Medicina.
Aldo Locatelli representa Sarmento Leite de forma solene.
Como toga preta, pelerine vermelha e barrete na cabeça.
É a indumentária de uma posição acadêmica elevada.

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ Outros Elementos Centrais de “As Profissões” +++

João Simplício Alves de Carvalho veste fraque.
Era representante da Faculdade de Engenharia.
A Engenharia foi uma das bases da fundação da UPA, em 1934.
Em pé, em primeiro plano, vemos Aldo Locatelli.
O pintor inseriu-se na cena institucional acadêmica.
E representou a si própria em uma espécie de avental.
Vemos ainda uma figura feminina, com busto despido.
Ela representa a “sabedoria e a inspiração para as artes”.

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ A Ala Esquerda de “As Profissões” +++

As alegorias representam o Conjunto das Ciências Biológicas da Saúda.
A fundação da Faculdade de Medicina ocorreu em 1898.
A Faculdade de Farmácia, em 1896.
E a Faculdade de Veterinária, em 1899.
Aparece, ainda, a alegoria da Faculdade de Agronomia.

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ A Ala Direita de “As Profissões” +++

Na parte inferior, estão as Artes.
Uma figura feminina, com pincel na mão, contempla a cena.
A seus pés, há uma escultura, um violoncelo e um capitel.
Eles representam os cursos do IBA: a Músicas e as Artes Plásticas.

Acima das Artes, estão as Ciências Humanas.
Há alegorias do Direito e da Arquitetura.
Têmis, a deusa grega, representa a Justiça.

No ponto mais alto, está a Engenharia.
Há estruturas e edifícios altos. E homens a trabalhar.
Eles sinalizam a importância das engenharias ao conhecimento.

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ Simbologias de “As Profissões” +++

O mural ficava na Sala do Conselho Universitário.
Ali, os diretores de todos os cursos reuniam-se com o reitor.
Aldo Locatelli procurou simbolizar a modernização neste mural.
Isso era o que se almejava no fim da década de 1950.
A Universidade buscava o desenvolvimento social.
E isso ocorreria pela produção de conhecimento.
Essa era a estratégia administrativa de então reitor.
O médico Eliseu Paglioli foi reitor de 1952 a 1964.

“A Modernidade nos Murais de Aldo Locatelli”, Cíntia Neves Bohmgahren

Leonardo Brocker disse...

+++ Becos e Ruas da Antiga Porto Alegre +++

Inicialmente, os becos tinham o nome dos moradores.
De peculiaridades do terreno.
Ou das atividades que ali se realizavam:
+ Beco da Ópera (atual Rua Uruguai);
+ Beco do Barbosa (Rua Barros Cassal);
+ Beco do Oitavo (Rua André da Rocha);
+ Beco do Bota Bica (Rua General Portinho);
+ Beco do Poço (Avenida Borges de Medeiros);
+ Beco dos Guaranis (Rua General Vasco Alves);
+ Caminho da Azenha (Avenida João Pessoa);
+ Caminho Novo (Rua Voluntários da Pátria);
+ Rua Clara (Rua João Manoel);
+ Rua da Figueira (Rua Coronel Genuíno);
+ Rua da Ladeira (Rua General Câmara);
+ Rua da Margem do Riacho (Rua João Alfredo);
+ Rua da Olaria (Rua General Lima e Silva);
+ Rua da Passagem (Rua General Salustiano);
+ Rua da Varzinha (Rua Demétrio Ribeiro);
+ Rua de Bragança (Rua Marechal Floriano);
+ Rua do Arvoredo (Rua Fernando Machado).

Fonte: “Viva o Centro a Pé”, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, 2014.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design