sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Estação da Cultura de Montenegro

A inauguração da Estação Ferroviária de Montenegro ocorreu em 1909. Por ali, passaram as mais importantes rotas comerciais no início do século XX. O local logo se transformou no ponto mais movimentado da cidade.

Fachada da Antiga Estação Ferroviária - Estação Cultura, Montenegro
Estação Cultura, Montenegro

A Estação Ferroviária de Montenegro tornou-se uma das mais importantes do RS. A estação permitiu que trens vindos de Santa Maria e de Uruguaiana, do Paraná e de São Paulo pudessem finalmente chegar a Porto Alegre.

É inegável que a ferrovia facilitou o transporte de mercadorias no Rio Grande do Sul e na região sul do país. Ao mesmo tempo, ela reduziu a importância e o significado do transporte fluvial de barcos a vapor.

Em 1940, a Estação Ferroviária passou por reforma. Reforçou-se a estrutura e construiu-se o segundo pavimento. Modernizaram-se ainda as instalações elétricas e hidráulicas.

Depois, o prédio passou por restauração. Hoje, abriga a Estação da Cultura. Ali, fica a Pinacoteca Municipal Ênio Pinalli. Ela recebe exposições itinerantes a cada dois meses. E oferece oficinas de educação.

Localização: Rua Osvaldo Aranha 2215, Bairro Ferroviário, Montenegro.

Veja também...
Amazônia: Nossa Maior Riqueza
Caminhos e (Des)caminhos de Montenegro
Estação Cultura e Museu Histórico de Montenegro

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design