terça-feira, 27 de setembro de 2016

Estação da Cultura, Fundarte e Museu Histórico de Montenegro

Montenegro reúne três atrativos culturais. A Estação Cultura ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária. Em frente, fica o Museu Histórico. A Fundarte dedica-se ao ensino de artes visuais, dança, música e teatro.

Mobília de Quarto - Museu Histórico, Montenegro
Mobília de Quarto, no Museu Histórico


O Plano de Viagem
Deixei Porto Alegre, às 9h30 de 28/07/2016. Uma hora após o previsto. Cheguei a Montenegro, meu destino, pouco mais de uma hora mais tarde. O plano era visitar oito locais, na cidade. E consegui visitar todos eles...

Gramofone - Museu Histórico, Montenegro
Gramofone, Museu Histórico de Montenegro

Na verdade, nesta pequena viagem, tudo saiu como o previsto. Isso é raro. Mesmo quando passeamos em nossa própria cidade. Um local pode estar fechado. O tempo pode mudar de uma hora para outra...

Piano Alemão de 1925 - Museu Histórico, Montenegro
Piano Alemão de 1925

Pois bem, para Montenegro, a ideia era conhecer os atrativos culturais pela manhã. Todos eles fechavam ao meio-dia. Assim, dali em diante, eu seguiria com os outros pontos de interesse. Todos ao ar livre.

Caixa de Correio - Estação Cultura, Montenegro
Caixa de Correio, na Estação Cultura


Estação Cultura de Montenegro
O espaço cultural oferece oficinas e recebe exposições temporárias. Na ocasião, visitei duas mostras. No primeiro piso, a exposição “Amazônia”. No segundo, a mostra “Caminhos e (Des)caminhos”.

Sino de Bronze de 1909 - Estação Cultura, Montenegro
Sino de Bronze de 1909

A Estação Cultura mantém ainda um pequeno acervo de objetos da antiga Estação Ferroviária. O sino de bronze de 1909 indicava chegadas e partidas. Ao lado, um fragmento do telégrafo, conhecido como “Pica-Pau”.

Pica-Pau - Telégrafo Ferroviário - Estação Cultura, Montenegro
Pica-Pau: Telégrafo Ferroviário

No local, há ainda a antiga caixa de correio. E a placa com o texto: “Cuidado com os trens. Parar. Olhar. Escutar”. E atrás da estação, onde passavam os trilhos, há um parque, onde ocorrem apresentações artísticas.

Placa de Cuidado com os Trens - Estação Cultura, Montenegro
Placa de Cuidado com os Trens


Museu Histórico de Montenegro
Fica quase em frente à Estação Cultura. O museu chama a atenção pela quantidade de itens identificados. Cada peça possui um número. Uma lista em cada espaço do museu identifica os objetos numerados.

Funcionários da Estação de Trem - Museu Histórico, Montenegro
Funcionários da Estação de Trem

Cofres do Início do Século XX - Museu Histórico, Montenegro
Cofres do Início do Século XX

Logo na entrada, três cofres chamam a atenção. São do início do século XX. Pouco à frente, há painéis com antigas fotos do Cais do Porto e da Estação Ferroviária. Há também um frade de pedra, para amarrar cavalos.

Frade de Pedra - Museu Histórico, Montenegro
Frade de Pedra

Há itens mais domésticos, como o gramofone e o piano. E um ambiente cria um quarto da primeira década do século XX. Ao lado, há uma cozinha. E a geladeira parece com um dos cofres da entrada do museu.

Geladeira Antiga - Museu Histórico, Montenegro
Geladeira Antiga: parece um cofre!


Fundarte
Cheguei à Fundarte, às 11h45. Ou seja, com bem pouco tempo disponível. Mas foi o suficiente para conhecer a exposição de Loide Schwambach. A exposição da série “Corpos” ficava na entrada do prédio. 

O relato segue com...
Cais do Porto de Montenegro, Parque Centenário e Tour Life Spa

Antigo Cais do Porto - Museu Histórico, Montenegro
Antigo Cais do Porto de Montenegro

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design