segunda-feira, 22 de agosto de 2016

General David Canabarro: O Líder Farrapo

David José Martins nasceu em Taquari, em 22 de agosto de 1796. O militar atuou nas Campanhas contra Artigas, na Guerra da Cisplatina e na Revolução Farroupilha. Faleceu em Santana do Livramento, 12 de abril de 1867.

General David Canabarro (1796-1867) - Presidente da República Juliana (1839)
General David Canabarro (1796-1867)


Os Pais de David Canabarro
Mariana Inácia de Jesus, natural da Ilha de Santa Catarina, mudou-se com os pais, em 1778, para Bom Jesus do Triunfo. José Martins Coelho nasceu em Porto Alegre. E casou-se com Mariana, em Bom Jesus do Triunfo.

Após o casamento, eles mudaram para Taquari. Lá, José Martins fundou a Estância Pinheiros, onde nasceu o filho David José. Anos mais tarde, David adotou o nome Canabarro, vindo do avô, o marquês do Alegrete.


Campanhas contras Artigas
Silvério, o irmão mais velho de David, deveria participar da Primeira Campanha da Cisplatina (1811-1812). Como Silvério auxiliava José Martins no trabalho no campo, David solicitou para seguir no lugar do irmão.

Aos 15 anos, David José apresenta-se a Dom Diogo de Souza, o Conde de Rio Pardo. Inicia a carreira militar e retorna da campanha como alferes. Mais tarde, participa da Guerra contra Artigas (1816-1820).


Guerra da Cisplatina
David José participa da Guerra da Cisplatina (1825-1828) como tenente das tropas do General Bento Gonçalves da Silva. Em 24/09/1825, salva o Exército Brasileiro na Batalha de Rincón de las Gallinas.

A Guerra Cisplatina culmina, em 27 agosto de 1828, com o reconhecimento da Independência do Uruguai. Na ocasião, o Reino Unido promoveu o Tratado de Montevidéu. E tornou o Uruguai um Estado independente.

David José retorna ao Brasil. E associa-se ao tio, Antônio Ferreira Canabarro, numa estância, em Santana do Livramento. Por insistência do tio, em 1836, adota o nome David Canabarro.


Revolução Farroupilha
David Canabarro ingressa tardiamente na Guerra dos Farrapos. Em junho de 1843, assume o comando das tropas. Assume o posto de Bento Gonçalves, que se afasta do comando para evitar a cisão dos republicanos.

A Batalha de Porongos, em 14/11/1844, foi única derrota de David Canabarro na Revolução Farroupilha. A tropa de Mouringue surpreendeu os farrapos, enquanto o General Canabarro negociava a paz com o Barão de Caxias.

A assinatura do Tratado da Paz de Ponche Verde, em 1845, deu fim à Guerra dos Farrapos. O tratado estabelecia que:
+ Os republicanos (farrapos) indicariam o próximo presidente da província;
+ O império responderia pela dívida pública do governo republicano;
+ Os oficiais farrapos poderiam manter os postos no exército imperial;
+ Os prisioneiros farrapos seriam anistiados.


Após a Guerra dos Farrapos
David Canabarro passou a liderar as tropas imperiais. E participou da Guerra contra Oribe e Rosas (1851-1852) e da Guerra contra Aguirre (1864). De 1865 a 1867, ele lutou contra a invasão paraguaia do RS, na Guerra do Paraguai.


Homenagens a David Canabarro
O general empresta o nome a um município gaúcho. Nele, fica a escola David Canabarro. Outra escola homenageia-o em Teutônia. Em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, há ruas em homenagem a David Canabarro.

O ator Milton Mattos interpretou o general no filme "Netto Perde Sua Alma" (2001). E o ator Oscar Simch interpretou Davi Canabarro na minissérie "A Casa das Sete Mulheres", que a Rede Globo exibiu em 2003.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design