sábado, 16 de julho de 2016

Revolução Farroupilha e A Cidade de Triunfo

Em Triunfo, ocorreram quatro batalhas da Revolução Farroupilha. O General Bento Gonçalves, o principal líder farrapo, nasceu na cidade. E Luiz Barreto, destacado revolucionário, contribuiu para o desenvolvimento local.

Prefeitura Municipal de Triunfo (RS) - Casa de Sabino Antônio da Cunha Pacheco
Atual Prefeitura Municipal de Triunfo:
Casa de Antônio da Cunha Pacheco

Continuação de...
Jerônimo de Ornellas e a Cidade de Triunfo


Casa de Bento Gonçalves
A Revolução Farroupilha foi uma guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial. Iniciou em 20 de setembro de 1835, com o cerco a Porto Alegre. Em 01 de março de 1845, assinou-se a paz.

A família do General Bento Gonçalves veio da Vila da Piedade. E fixou-se em Triunfo. A casa onde Bento Gonçalves nasceu é Patrimônio Histórico. E fica em frente à Praça Bento Gonçalves.

Casa do General Bento Gonçalves da Silva, Triunfo (RS)
Casa do General Bento Gonçalves da Silva

A Prefeitura fechou o prédio, em 2009. Como a empresa responsável pelo restauro derrubou uma parede, o IPHAN multou a Prefeitura. Agora, com a multa paga, ela poderá retomar as obras do prédio histórico.


Casa de Jacinto Guedes da Luz
Na Casa de Bento Gonçalves, ficava o Museu Farroupilha. E hoje, parte do acervo encontra-se na Secretaria de Turismo e Cultura. A sede desta é na casa onde nasceu o revolucionário Jacinto Guedes da Luz.

Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Triunfo (RS)
Secretaria de Turismo e Cultura de Triunfo

Jacinto Guedes da Luz comandou os farrapos, na Revolução Farroupilha. Em 30 de março de 1843, ele fugiu para o Uruguai. Na ocasião, baseava-se na cidade fronteiriça de Santana do Livramento.

João Propício Menna Barreto, comandante das colunas imperiais perseguia Jacinto Guedes da Luz. O conflito seguiu intermitente até novembro de 1844. E contou com a participação do então Barão de Caxias.

Parede Original do Sobrado de Jacinto Guedes da Luz, Triunfo (RS)
Parede Original do Sobrado de
Jacinto Guedes da Luz, em Triunfo.


Casa de Sabino Antônio da Cunha Pacheco
Sabino Antônio da Cunha Pacheco era um abastado líder comunitário. E em 1821, ergueu o imponente casarão onde fixou residência. Ali, Cunha Pacheco chegou a hospedar o Imperador Dom Pedro II e a Princesa Isabel.

Hoje, o antigo prédio abriga a Prefeitura Municipal de Triunfo. Na Revolução Farroupilha, contudo, ali ocorriam as reuniões dos imperialistas. E o casarão chegou a ser alvo de um ataque surpresa dos farrapos.

Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social de Triunfo (RS)
Secretaria do Trabalho e Ação Social de Triunfo


Combate da Vila de Triunfo
O Combate da Vila de Triunfo aconteceu em 12/08/1837. O Coronel Gabriel Gomes Lisboa comandou as tropas do Império. O General Antônio de Souza Netto liderou os farrapos, numa luta de lança e espada.

Os rebeldes atacaram pelo Rio Jacuí. Um estilhaço atingiu o Coronel Gomes Lisboa, conhecido como Tigre de Triunfo. Ele morreu no local. Isso decretou a única vitória das tropas revolucionárias na cidade de Triunfo.

Teatro União, Triunfo (RS)
Teatro União, em Triunfo


Teatro Municipal União
Em Triunfo, ocorreram outras três batalhas entre rebeldes e imperialistas. E nelas, as tropas imperiais dizimaram os farrapos. A batalha mais importante foi a da Ilha do Fanfa. Nela, Bento Gonçalves acabou preso.

Na Batalha da Ilha do Fanfa, os rebeldes renderam-se. Seriam presos. Mas as tropas imperiais executaram-nos. Luiz José Ribeiro Barreto sobreviveu. Ele fingiu-se morto, boiando em meio à vegetação.

Parede Original do Teatro União, Triunfo (RS)
Parede Original do Teatro União

A população remanescente dessas batalhas idealizou a criação de um teatro. Seria uma forma de aplacar a tristeza das perdas. Em 1848, Luiz Barreto fundou a Sociedade União, que construiu o Teatro União.

O teatro surgiu como Grêmio Dramático Damasceno Vieira.


Luiz José Ribeiro Barreto
Dada a atuação política em prol de Triunfo, Luiz José Ribeiro Barreto possui o maior número de homenagens, após Bento Gonçalves. Na Rua João Pessoa, ficam o Solar Barreto e o túmulo do líder farroupilha.

Secretaria Municipal de Educação de Triunfo (RS)
Secretaria Municipal de Educação de Triunfo

O Solar Barreto é um dos prédios históricos mais bem conservados. Ele é também uma das mais antigas casas da cidade. Francisco Xavier Azambuja, genro de Jerônimo de Ornellas, construiu-a no século XVII.

Hoje, o Solar Barreto abriga a Secretaria Municipal de Educação de Triunfo. E na mesma rua, fica o túmulo de Luiz José Ribeiro Barreto. Este é o único túmulo remanescente do antigo cemitério de Triunfo.

Túmulo de Luiz José Ribeiro Barreto, Triunfo (RS)
Túmulo de Luiz José Ribeiro Barreto


Casa de Antônio Ferreira Canabarro
A atual Secretaria Municipal do Trabalho de Triunfo fica na antiga Casa de Antônio Ferreira Canabarro. E a ligação dele com a Revolução Farroupilha é indireta. Antônio era tio do general farroupilha David Canabarro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design