domingo, 24 de julho de 2016

Luiz José Ribeiro Barreto: O Ministro de Guerra da Revolução Farroupilha

Luiz José Ribeiro nasceu, em 25 de agosto de 1808, em Santo Antônio da Patrulha. Era filho de Manoel José Ribeiro e Cândida Clementina Oliveira. Luiz José mudou-se para Triunfo, onde atuou como farmacêutico.

Luiz José Ribeiro Barreto
Luiz José Ribeiro Barreto

Aos 17 anos de idade, casou com Rosa Fernandes, viúva, de 27 anos. Ao casar, adotou o sobrenome Barreto. Uma homenagem ao primeiro esposo de Rosa, de quem Luiz era empregado e amigo. O casal não teve filhos.

Em 1842, Luiz Barreto elegeu-se Deputado Estadual. E tornou-se o Ministro da Guerra, ao se engajar na Revolução Farroupilha. Após a guerra, ele fundou a Sociedade União, que construiu o Teatro União, em 1848.

Luiz José Ribeiro Barreto faleceu, em 24 de julho de 1888, em Triunfo. Na ocasião, ele estava na casa de familiares. No número 73 da atual Rua Osvaldo Aranha. Não se sabe ao certo a causa da morte de Luiz Barreto.

O Solar Barreto, a casa onde Luiz Barreto viveu, hoje abriga a Secretaria da Educação. E uma rua de Triunfo homenageia o líder comunitário. Em Santo Antônio da Patrulha, Luiz Barreto é patrono da Praça Imperial.

Veja também...
Centro Histórico de Triunfo
Revolução Farroupilha e A Cidade de Triunfo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design