sexta-feira, 15 de julho de 2016

Jerônimo de Ornellas e a Cidade de Triunfo

Triunfo destaca-se como cidade histórica. E Jerônimo de Ornellas faz parte dessa história. Em Triunfo, estão a casa e a lápide do colonizador de Porto Alegre. A última, na Igreja Bom Jesus do Triunfo.

Torres da Igreja Bom Jesus do Triunfo (RS)
Torres da Igreja Bom Jesus do Triunfo

Continuação de...
Centro Histórico de Triunfo


Fundação da Cidade
O açoriano Manoel Gonçalves Meireles era genro de Jerônimo de Ornellas. E avô de Bento Gonçalves. Ele iniciou o povoamento de Triunfo, em 1752. O núcleo da Sesmaria de Piedade formou-se junto ao Rio Jacuí.

A construção da Igreja Bom Jesus do Triunfo coincidiu com a fundação da Freguesia, em 1754. E três anos mais tarde, o padre Tomás Clarque tornou-se o primeiro pároco da terceira paróquia mais antiga do Estado.

Embarcações no Rio Jacuí, em Triunfo (RS)
Triunfo formou-se junto ao Rio Jacuí

O marco da cidade fica a cerca de um quilômetro da Igreja Matriz. A Cruz marca o local onde ocorreu a primeira missa de Triunfo. O marco histórico, hoje descaracterizado, foi quase engolido pelas casas ao redor...


Igreja Bom Jesus do Triunfo
A Igreja Matriz de Triunfo reúne alguns pontos de interesse. Ali, está o túmulo do padre português Tomás Clarque. Uma lápide, à direita do altar, identifica o local onde jazem os restos mortais do primeiro pároco.

Nave Principal da Igreja Bom Jesus do Triunfo (RS)
As lápides de Jerônimo de Ornellas e de Tomás
 Clarque estão na Igreja Bom Jesus do Triunfo.

Em frente, fica a lápide de Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos. Jerônimo de Ornellas foi um dos pioneiros na colonização de Porto Alegre. Na época, três sesmarias compunham o território da atual cidade.

Uma curiosidade da Igreja Matriz de triunfo são os corredores laterais à nave principal. Neles, ficavam as amas, com os filhos dos senhores. Durante o período escravagista, era proibida a entrada de negros na igreja.

Corredor Lateral  da Igreja Bom Jesus do Triunfo (RS) - Espaço para as Amas Negras
Espaço para as Amas Negras


Casa de Jerônimo de Ornelas
Jerônimo de Ornellas nasceu, na Ilha da Madeira, em Portugal, em 1691. E faleceu, em Triunfo, aos 80 anos de idade, em 1771. A casa que construiu e viveu segue intacta. A construção é de meados do século XVIII.

Hoje, o prédio abriga a Casa do Artesão. A Prefeitura Municipal de Triunfo mantém o espaço de apoio a artistas locais. Na Casa do Artesão, artesões da cidade criam, expõem e comercializam obras de arte.

Casa do Artesão - Ateliê Olegário Triunfo (RS)
Casa do Artesão - Ateliê Olegário Triunfo

A Casa do Artesão Ateliê Olegário Triunfo fica na Rua João Pessoa. Quase na esquina com a Rua Treze de Maio. Os artesãos também expõem na Praça Bento Gonçalves, nas sextas-feiras. Junto à Feira do Produtor Rural.

O relato segue com...
Revolução Farroupilha e Triunfo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design