sexta-feira, 1 de julho de 2016

Igreja Matriz Bom Jesus do Triunfo

A construção de 1754, em estilo barroco colonial, sediou a terceira paróquia mais antiga do RS. A decoração interna, em madeira, chama a atenção. Bem como a pia batismal onde o General Bento Gonçalves foi batizado.

Igreja Bom Jesus do Triunfo (RS) - Fachada
Igreja Bom Jesus do Triunfo

Três imagens de madeira vieram de Portugal. Com destaque à imagem do Santo Padroeiro, Senhor Bom Jesus do Triunfo. Há ainda as imagens de Nossa Senhora do Rosário e o Esplendor do Divino Espírito Santo.

O padre Tomás Clarque tornou-se o primeiro pároco, em 09/01/1757. Ele nasceu, em Portugal, em 1700. E faleceu, em Triunfo, em 1779. O padre era tio de Tomás Antônio Gonzaga, o escritor de “Marília de Dirceu”.

Igreja Bom Jesus do Triunfo (RS) - Lápide do Padre Tomás Clarque
Lápide do Padre Tomás Clarque

Nas paredes laterais da capelamor, estão os jazigos de Jerônimo de Ornellas e do padre Tomás Clarque. Jerônimo de Ornellas Vasconcelos e Menezes foi um dos colonizadores da cidade de Porto Alegre.

Em 2010, a Câmara de Vereadores tombou a Igreja Matriz Bom Jesus do Triunfo como patrimônio histórico. E a comunidade a aguarda a liberação de recursos para o início das obras de restauração do templo.

Pia Batismal da Igreja Bom Jesus do Triunfo (RS)
Pia Batismal onde Bento Gonçalves foi batizado

Localização: Praça Júlio de Castilhos, Centro de Triunfo.

Veja também...
Centro Histórico de Triunfo
Jerônimo de Ornellas e A Cidade de Triunfo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design