sexta-feira, 22 de julho de 2016

Conjunto Histórico da Vila de Santo Amaro

Santo Amaro fica às margens do Rio Jacuí. E foi a primeira sede de General Câmara. A vila conserva traços da arquitetura açoriana. Destaque para a Igreja Matriz Santo Amaro, do século XVIII.

Casario Açoriano da Vila de Santo Amaro, General Câmara
Casario Açoriano da Vila de Santo Amaro

Continuação de...
Revolução Farroupilha e A Cidade de Triunfo


De Triunfo a General Câmara
Quando planejei o passeio por Triunfo e General Câmara, não percebi um detalhe. No mapa, as cidades ficam lado a lado. Na prática, o Rio Jacuí divide os municípios. E não há uma ponte comunicando-os...

Concluí a caminhada por Triunfo em frente ao Túmulo de Luiz Barreto. E o destino seguinte era a Vila de Santo Amaro. Calculava fazer o trajeto em poucos minutos. Levei quase uma hora e meia, em função da balsa.

Altar da Igreja de Santo Amaro, General Câmara
Altar da Igreja Santo Amaro

Na Prefeitura Municipal de Triunfo, informaram que o mais simples era ir de balsa a São Jerônimo. E dali, seguir em direção a General Câmara. A balsa, contudo, partiu com quase meia hora de atraso...


Igreja Matriz de Santo Amaro
A necessidade da balsa... A distância maior que a prevista... O atraso da balsa... Tudo contribuiu para gerar ansiedade. Além disso, como não previa passar por São Jerônimo, não levei anotações sobre a cidade.

Imagem de Santo Amaro na Igreja de Santo Amaro, General Câmara
Imagem de Santo Amaro

Seja como for, após uma parada para informações, cheguei à Vila de Santo Amaro. Deixei o carro em frente à Igreja. E o sol, que me acompanhou pela manhã, desapareceu. Conformei-me com o céu nublado.

A inscrição sobre a porta identifica a data de construção da igreja: 1787. A fachada imponente engana. Ela impressiona mais que o interior, pequeno e sumariamente decorado. Destaque à pia batismal, na entrada.

Pia Batismal da Igreja de Santo Amaro, General Câmara
Pia Batismal na Entrada da Igreja


Casario Açoriano em Santo Amaro
Deixei a Igreja Santo Amaro, pela porta lateral. Vi uma mulher sentada à beira da rua e perguntei pela barragem. Este era o próximo destino. Curioso, queria saber sobre o casario açoriano ao redor da igreja.

Casa de Cultura Miguel José Pereira, Vila de Santo Amaro, General Câmara
Casa de Cultura da Vila de Santo Amaro

A mulher comentou sobre duas casas. Uma abrigou a Casa de Cultura Miguel José Pereira. Tombado pelo IPHAN, o prédio está em ruínas. Um detalhe, porém, chama a atenção: a árvore crescida em meio ao muro.

Raízes no Muro da Casa de Cultura Miguel José Pereira, Santo Amaro, General Câmara
Raízes no Muro da Casa de Cultura

Também, desperta a curiosidade um prédio nos fundos da igreja. Conhecida como a “Casa do Tarso”, a construção é de 1763. E ali, ocorriam as reuniões maçônicas. Com a presença frequente do General Bento Gonçalves.

O relato segue com...
Eclusa da Vila de Santo Amaro

Casa do Tarso, Vila de Santo Amaro, General Câmara
Casa do Tarso: local de reuniões maçônicas

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design