segunda-feira, 9 de maio de 2016

Cemitério e Igreja Luterana de Lindolfo Collor

Vizinha de Ivoti, a cidade de Lindolfo Collor também tem colonização alemã. Isto é visível nos atrativos do município. Destaque para as casas em estilo enxaimel e para a antiga Igreja Luterana.

Cruz em Jazigo do Cemitério Alemão, Lindolfo Collor
Cruz em Jazigo do Cemitério Alemão


O Município de Lindolfo Collor
A cidade homenageia Lindolfo Collor, político natural de São Leopoldo. Collor foi um dos líderes da Revolução de 1930. Ele lançou a plataforma eleitoral de Getúlio Vargas. E assumiu o Ministério do Trabalho, em 1930.

Sem saber ao certo o acesso à cidade, dirigi-me a Ivoti. Ali recebi as dicas. E segui ao meu roteiro. Chamou a minha atenção o calçadão na descida de Ivoti para Lindolfo Collor. Algumas pessoas caminhavam no local.

Lápide de Nascido em 1813 - Cemitério Alemão, Lindolfo Collor
Lápide de Nascido em 1813

Ao chegar à cidade, logo se percebe um cheiro distinto. O cheiro forte vem dos curtumes, principal atividade econômica de Lindolfo Collor. A curtição do couro e a confecção de sapatos são a marca da colonização alemã.


A Casa em Estilo Enxaimel
Procurava por uma casa enxaimel vista na página da Prefeitura Municipal. Parei em um posto de gasolina. E como imaginava, há diversas casas com esta característica na cidade. Perguntei pela mais antiga e segui viagem.

Casa Enxaimel, Lindolfo Collor
Casa Enxaimel, Lindolfo Collor

Aparentemente, a casa indicada era a do site. As condições da construção, porém, pareciam bem piores. Além disso, o mato avançava sobre a casa. Pareceu que a Prefeitura limpou o terreno antes de fotografar.

Definitivamente, não era um lugar convidativo. O chão embarrado. O mato alto. O sol contra. E o cheiro forte aumentando o desconforto. Logo segui até a Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Cemitério Alemão e Igreja Luterana, Lindolfo Collor
Cemitério Alemão e Igreja Luterana


A Antiga Igreja Luterana
Apesar de abrigar uma das igrejas luteranas mais antigas da região, a cidade só se emancipou em 1992. Os primeiros alemães chegaram em 1827. E em 1850, construíram o primeiro templo luterano.

Aquele não parecia ser mesmo o meu dia de sorte... Peguei sol contra, de novo, ao fotografar a igreja. Mas ao procurar um ângulo mais favorável, encontrei o antigo cemitério. Isto valeu a visita a Lindolfo Collor.

Lápide de Crianças no Cemitério Alemão, Lindolfo Collor
Lápide de Crianças no Cemitério Alemão


O Cemitério Alemão da Linha 48
No antigo cemitério alemão, você verá os jazigos dos primeiros moradores. Os textos em alemão podem dificultar a leitura das lápides. Mas as datas são claras. E identificam quem nasceu aqui ou na Alemanha.

O que mais chama a atenção, porém, é uma área do cemitério destinada às crianças. Desde natimortos e bebês com poucos dias de vida, até crianças com alguns anos de idade. Havia jazigos com mais de uma criança.

O relato segue com...
As Igrejas de Picada Café

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design