quinta-feira, 12 de maio de 2016

As Igrejas de Picada Café

A cidade de Picada Café reúne atrativos históricos, religiosos e naturais. Os dois primeiros são públicos e de mais fácil acesso. Dentre eles, destacam-se a Igreja de Picada Holanda e a Igreja Jammerthal.

Igreja Nossa Senhora da Visitação (Picada Holanda), Picada Café
Igreja Nossa Senhora da Visitação

Continuação de...
Cemitério e Igreja Luterana de Lindolfo Collor


Atrativos de Picada Café
Na véspera, pesquisei por pontos de interesse na cidade. Encontrei fotos sem descrições. O suficiente para elaborar uma lista de locais a visitar. E assim, cheguei à Picada Café com muitos itens e poucas referências.

A solução foi – como de rotina – parar e pedir informações. Deixei Lindolfo Collor. E passei por Ivoti. Ao chegar à Picada Café, dei de cara com um mercado. Ali, passei a lista para um morador. E ele deu algumas dicas.

Torre da Igreja Jammerthal, Picada Café
Torre da Igreja Jammerthal

Comecei pela Igreja de Picada Holanda. Os outros itens ficavam em sentido oposto. Para o lado de quem vai para Nova Petrópolis. E como este era o destino da minha viagem, não havia opção mais lógica a seguir.


Igreja de Picada Holanda
Este templo é um ponto turístico formal. Em frente, uma placa indica: “Memorial da Fé – Igreja Histórica Nossa Senhora da Visitação”. Mas as informações acabam por aí. Não encontrei a data da construção.

Torre da Igreja Nossa Senhora da Visitação - Picada Holanda, Picada Café
Torre da Igreja de Picada Holanda

Conforme moradores locais, a Igreja de Picada Holanda é a mais antiga da cidade. O templo passou por restauração. Não cheguei a conhecer o interior. Era segunda-feira de manhã e o local estava fechado.

É claro: isto não frustrou a visita. Aproveitei o sol favorável e fotografei esta igreja de linhas simples, em meio às árvores. O templo possui torre única e central. E, ao menos a fachada, é desprovida de decorações...

Igreja Jammerthal, Picada Café
Igreja Jammerthal, Picada Café


Igreja Jammerthal
Deixei a Igreja de Picada Holanda rumo ao centro da cidade. A ideia era ver quais pontos eram acessíveis. Após orientações pouco precisas em outro mercado, decidi passar na Prefeitura Municipal..

O acesso à Igreja Jammerthal requer mais atenção. Segue-se pela rodovia principal da cidade até cruzar uma pequena ponte. Ali, pega-se a estrada de terra à direita. Nas duas bifurcações seguintes, segue-se à esquerda.

Cemitério de Jammerthal, Picada Café
Cemitério de Jammerthal

A Igreja Sagrado Coração de Jesus fica em Jammerthal. Possui uma torre central. Mas a fachada reune detalhes decorativos. Uma variação de formas geométricas diminui a simplicidade das linhas.

Ao lado da Igreja Jammerthal, há um pequeno cemitério. Ao menos, menor que o Cemitério Alemão da Linha 48, em Lindolfo Collor. E tal como naquele, eu observei uma área onde se concentram os jazigos de crianças.

Antiga Delegacia de Joaneta, Picada Café
Antiga Delegacia de Joaneta


Antiga Delegacia de Joaneta
No caminho entre a Prefeitura Municipal e a Igreja Jammerthal, passei pela Antiga Delegacia de Joaneta. A recepcionista disse que era o prédio passava por restauro. Como o acesso era fácil, optei por fotografar no retorno.

Na verdade, há pouco a fotografar. Tapumes cercam o prédio, deixando somente a parte superior à mostra. O local abrigará o Memorial da Joaneta. Em torno dele, foi criada a Praça Arthur Stumpf, em 04/12/2014.

O relato segue com...
Moinho e Museu do Açougue no Parque Jorge Kuhn

2 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro +++

Irmão Nilo confeccionou os murais da Igreja, em 1960.
Temática dos murais:
+ A Morte de Cristo;
+ Temática Escatológica.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro +++

Erich Hauck e M. Obermayer confeccionaram os vitrais da igreja.
Ateliê: Casa Genta, 1959.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design