quinta-feira, 21 de abril de 2016

Energia Nuclear e Biocombustível no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS

A partir da Revolução Industrial, a produção de energia em larga escala tornou-se uma necessidade constante. No Museu de Ciência e Tecnologia, há espaços sobre as energias nuclear e eólica. E sobre biocombustíveis.

Torre de Resfriamento de Usina Nuclear (Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS)
Torre de Resfriamento de Usina Nuclear

Continuação de...
Experimentos de Física


A Polêmica da Energia Nuclear
No terceiro andar do museu, há o espaço dedicado à energia nuclear. Ele fica entre os setores “A Ciência contra O Crime” e “Ciência no Set”. Cercada pelas polêmicas, a energia nuclear é mais comum na Europa que no Brasil.

A polêmica, por aqui, sempre foi mais ambiental. Afinal, as usinas nucleares estão em Angra dos Reis, uma das mais belas cidades do litoral brasileiro. Os ecologistas sempre temeram o impacto ambiental das usinas na região.

Reator Nuclear e Tubulação do Vapor de Água (Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS)
Reator Nuclear e Tubulação do Vapor de Água

Há, no entanto, outra questão polêmica envolvida. O planejamento e a construção das usinas ocorreram durante o governo militar. Isso gerou questionamentos sobre as reais intenções do projeto nuclear brasileiro.
Seja como for, a preocupação do Museu de Ciência e Tecnologia é mais técnica. Ou melhor: é descrever o funcionamento de um reator nuclear. Irei resumir a questão, de forma bem simples e direta.

Turbina Transforma Energia Cinética em Elétrica (Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS)
Turbina Transforma Energia Cinética em Elétrica

No reator, nêutrons colidem com átomos do combustível nuclear, dividindo-os. A fissão nuclear libera muita energia. Esta gera vapor. Uma parte é resfriada. A outra movimenta a turbina do gerador de energia.


Reação em Cadeia
Um dos mais importantes princípios da produção de energia em reatores nucleares é a reação em cadeia. E um jogo com este nome fica exatamente atrás dos painéis explicativos sobre a energia nuclear.

É um jogo em que os participantes interagem com moléculas de urânio. A silhueta do participante deve quebrar o maior número de moléculas. E o objetivo é aumentar a temperatura com a reação em cadeia.



Energia Eólica
Os parques eólicos reúnem aerogeradores que transformam energia eólica (vento) em elétrica. O primeiro passo é avaliar velocidade, duração e direção dos ventos na região. Isto determina o potencial eólico do local.

Conforme estudos da Empresa de Pesquisas Energéticas, o Brasil tem um potencial eólico de 300 mil megawatts. Isso equivale à capacidade de produção elétrica de 30 usinas hidrelétricas como a de Itaipu.


Rudolf Diesel
Rudolf Christian Karl Diesel (1858-1913) foi um engenheiro alemão. Ele criou o primeiro motor de combustão interna com ignição por compressão. Rudolf Diesel patenteou o motor diesel, em 1892.

Rudolf Diesel (Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS)
Diesel inventou o motor de combustão
interna com ignição por compressão.

O alemão testou diversos tipos de combustíveis neste motor. E os primeiros testes com óleos vegetais foram com óleo de amendoim. A ideia de Diesel era estabelecer uma autonomia em relação ao petróleo.

A morte de Rudolf Diesel continua um grande mistério. Ele partiu de navio, rumo à Inglaterra, pelo Canal da Mancha. Um corpo em avançado estado de decomposição foi identificado como o de Diesel.

Biocombustíveis (Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS)
Biocombustíveis derivam de produtos
de origem animal e vegetal.


Biocombustíveis
São combustíveis derivados de produtos de origem animal e vegetal. E constituem fontes renováveis de energia. O etanol e o biodiesel podem substituir os combustíveis fósseis.

Os maiores produtores de biocombustível são Alemanha, Brasil e Argentina. No Brasil, os estudos com óleos vegetais para combustível iniciaram em 1920. Em 1950, iniciaram os estudos com mamona e algodão.

Girassol e Milho - Fontes de Biocombustíveis (Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS)
Girassol e Milho: Fontes de Biocombustíveis

Em 1973, ocorreu o primeiro choque do petróleo. Em 1974, iniciou o Pró-Álcool. Em 1979, adicionou-se 15% de álcool à gasolina. Em 1985, passou-se para 22%. E, em 2007, para os atuais 25% de álcool.

O relato segue com...
Esporte Olímpico no Museu de Ciência e Tecnologia

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Tecnologia em Foco +++

Porto Alegre conta com o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.
O MCT - PUCRS fica em um moderno prédio.
Abriga um magnífico acervo científico e laboratórios de pesquisa.
Além de exposições interativas abertas ao público.
Oferece atrações para todas as idades e interesses.
São centenas de experimentos interativos para explorar.
Ouvir, tocar, comparar e criar.
E verificar como as coisas acontecem.
Ou como os seres se comportam.
Aprendizado e diversão garantidos.
Em prol do espírito científico, a curiosidade e o gosto pelas ciências.

Adaptado de Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design