quinta-feira, 24 de março de 2016

O Viaduto 13 da Ferrovia do Trigo

O Viaduto 13 da Ferrovia do Trigo, localizado em Vespasiano Corrêa, é o segundo mais alto viaduto ferroviário do mundo. Sua construção é motivo de grande orgulho para a Engenharia Militar Brasileira.

Viaduto 13: segundo viaduto mais alto do mundo

Como Chegar ao Viaduto 13?
Passei por Encantado. Segui pela RS 129, em direção a Muçum. O acesso ao Viaduto 13 (V13) é a primeira entrada à esquerda após o trevo de Muçum. São 13 km de Encantado. Mais uns 15 km de Muçum ao viaduto.

V13: principal viaduto da Ferrovia do Trigo

De Muçum ao V13, a maior parte do trajeto é por estrada de chão. E após se percorrer uns 6 ou 7 km, entra-se em área de Vespasiano Corrêa. Até o Viaduto 13 são mais uns 8 km. Sempre pela mesma estrada.

No trajeto, observa-se o rio em diversos momentos. Quando se chega a uns 3 km do V13, é possível vê-lo de algumas curvas da estrada. Seu tamanho é realmente impressionante. Difícil imaginar a construção...

O Viaduto 13 é muito usado para rapel

Minha ideia é fazer a caminhada pela Ferrovia do Trigo. E o V13 é um dos pontos pelos quais se passa. Há uma galera que desce o V13 de rapel ou de pára-quedas. Mas essas paradas eu não sei se encararia...

Cascata Próxima ao Viaduto 13
Próximo ao Viaduto 13, há um bar. Os donos são super atenciosos. Deram as informações de que eu precisava. E assim, após fotografar o gigante da Engenharia Militar Brasileira, procurei outros atrativos da região.

Cascata vista do Viaduto 13, Vespasiano Corrêa (RS)
Cascata vista do Viaduto 13

Junto ao Viaduto 13, a estrada bifurca. Para a direita, segue-se em direção a uma pequena cascata. Como já eram quase 16h e eu teria de caminhar uns 500 metros junto ao rio, acabei desistindo dessa empreitada.

Pedra da Tartaruga e Trilhos do Trem
Segui pela estrada da esquerda, que logo bifurca, após uma pequena ponte. Para a esquerda, segue-se até a Pedra da Tartaruga. São 2 km até lá. Não há placas. E a estreita estrada estava cheia de poças.

Trilhos sobre o Viaduto 13, Vespasiano Corrêa, RS
Trilhos sobre o Viaduto 13

Ao retornar da Pedra da Tartaruga, segui pela estrada da direita. Esta leva aos trilhos do trem. É necessário cuidar. Num momento, pode-se seguir reto ou virar à direita. Para se ir até os trilhos, deve-se virar à direita.

Túnel do V13, Vespasiano Corrêa (RS)
Túnel do V13, Vespasiano Corrêa

A estrada acaba junto aos trilhos. À esquerda, há um túnel. E à direita, o Viaduto 13. Caminhei sobre o V13 e logo identifiquei a pequena cascata. Ela fica à esquerda quando se caminha afastando-se do túnel.

Ponte Brochado da Rocha
A cidade de Vespasiano Corrêa possui outros atrativos que acabei deixando de lado. Eram quase 17h. Isso não é hora de se ir atrás de cascatas! Assim, retornei pela estrada de terra, em direção ao trevo de acesso a Muçum.

Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha - Muçum (RS)
Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha

Meu objetivo era fotografar a Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha. E achei um ponto em que o sol iluminava a lateral. Mas a vegetação está bem crescida e acabou-se entrepondo em frente à ponte...