quinta-feira, 10 de março de 2016

Centro Histórico de Venâncio Aires

O centro de Venâncio Aires reúne três atrativos turísticos. A Igreja Matriz tem bela fachada e belos vitrais. O Chimarródromo homenageia o símbolo maior da cidade. E o Museu Municipal ajuda a contar a sua história.

Igreja Matriz de Venâncio Aires (RS)
Igreja Matriz de Venâncio Aires

Continuação de...
Cascata do Chuveirão e Figueira Centenária


Praça Thomaz Pereira
A Praça Thomaz Pereira é a praça central da cidade de Venâncio Aires. Nela fica um belo chafariz e o Chimarródromo. Em frente à praça, fica a Igreja de São Sebastião Mártir, a Igreja Matriz. O Museu Municipal fica próximo.

Cheguei à praça ao retornar da Vila Deodoro. E posso dizer que tive muita sorte no dia. Escapei de dois acidentes em Vila Deodoro. E enquanto eu circulava pela praça, formou-se um pequeno arco-íris junto ao chafariz.

Praça Thomaz Pereira, Venâncio Aires (RS)
Chafariz da Praça Thomaz Pereira


Igreja de São Sebastião Mártir
A Igreja São Sebastião Mártir chama a atenção pela bela arquitetura. Suas duas grandes torres são um pouco inclinadas para dentro. E parecem ser formadas por outras pequenas torres com pontas de cruz.

No interior, destacam-se as colunas e as abóbadas. Os belos vitrais, atrás do altar, dão um colorido especial à igreja. A única coisa que senti falta na Igreja Matriz de Venâncio Aires foram vitrais laterais mais chamativos.

Chimarródromo, Venâncio Aires (RS)
Chimarródromo: monumento fornece água
quente para o preparo de chimarrão.


Chimarródromo
O Chimarródromo enaltece o símbolo da cidade, o chimarrão. Trata-se de uma escultura de linhas modernas representando a cuia de chimarrão e a bomba. O Chimarródromo fica na praça, em frente à Igreja Matriz.


Museu Municipal de Venâncio Aires
Um mesmo prédio reúne o Museu Municipal e a Casa de Cultura de Venâncio Aires. Ele não abre para visitação às segundas-feiras. Porém, como havia um indicativo de expediente administrativo, resolvi tentar a sorte.

Museu Municipal de Venâncio Aires
Museu Municipal de Venâncio Aires

Fiz uma rápida visita ao museu, sem poder, contudo, fotografar. Vi foi uma exposição de moedas brasileiras antigas e classes de uma antiga sala de aula. Urnas funerárias indígenas, um realejo e antigos retratos.

Chamam a atenção os antigos vestidos pretos das noivas alemãs. E os vestidos usados pelas rainhas da Fenachim. A Festa Nacional do Chimarrão teve sua primeira edição em 1971. E tornou-se regular em 1986.

2 comentários:

Leonardo Brocker disse...

A Igreja Matriz é a maior obra de engenharia antiga da cidade.

Leonardo Brocker disse...

+++ Catedral de São Sebastião +++

Hans Veit confeccionou os vitrais da Igreja.
Ateliê: Veit & Filho, 1931.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design