domingo, 3 de janeiro de 2016

São Borja: Terra dos Presidentes

São Borja, na Região das Missões, destaca-se por ser a cidade natal de dois presidentes brasileiros. Getúlio Vargas nasceu em 19/04/1882. João Goulart, em 01/03/1918. Há museus dedicados aos dois em São Borja.

Estátua do ex-presidente Getúlio Vargas, na Praça XV de Novembro, em São Borja.
Estátua do ex-presidente Getúlio Vargas,
na Praça XV de Novembro, em São Borja.
 

Museus Fechados na Páscoa
Cheguei a São Borja às 16h30 de 04/04/15. Instalei-me no Hotel Obino e planejei as atividades do dia seguinte. Conforme a internet, os três museus da cidade estariam abertos. Duvidei, pois seria domingo de Páscoa.

Em 05/04/15, comecei a explorar São Borja pelo Museu Missioneiro. Ele funciona junto à Biblioteca Municipal. Estava fechado. Segui até o Museu de Getúlio Vargas, em reforma. E a Casa de João Goulart, fechada.

Casa onde viveu o ex-presidente João Goulart, em São Borja. Hoje, Museu João Goulart.
Casa onde viveu Jango.
Hoje, Museu João Goulart.


Mausoléu de Getúlio e Praça XV
Nenhum museu abriria na segunda-feira, como já esperava. Assim, fui até a Praça XV de Novembro. E o ponto central da cidade abriga o Mausoléu de Getúlio Vargas. Ali, estão os restos mortais do ex-presidente.

O Mausoléu de Getúlio Vargas decepciona. Seja pelas formas, projetadas por Oscar Niemeyer. Seja pelo texto, que não registra sequer a data da morte de Getúlio Vargas. O ex-presidente merecia maior distinção.

Mausoléu de Getúlio Vargas na Praça XV de Novembro, em São Borja.
Mausoléu de Getúlio Vargas na Praça
XV de Novembro, em São Borja.

Alguns metros à frente, uma homenagem a Getúlio Vargas. Em frente, uma estátua do ex-presidente e a Carta Testamento. Como não há indicação, pode-se pensar que este é o mausoléu.


Cemitério Jardim da Paz
Segui ao Cemitério Jardim da Paz. Ali, estão os restos mortais da Família Vargas, de Gregório Fortunato e da Família Goulart. Os restos mortais de Getúlio Vargas estão na Praça XV de Novembro.

Túmulo de Gregório Fortunato, chefe da segurança do ex-presidente Getúlio Vargas. Cemitério Jardim da Paz, São Borja.
Túmulo de Gregório Fortunato, chefe da
segurança do ex-presidente Getúlio Vargas.

No jazigo dos Vargas, há o busto do pai de Getúlio. Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do ex-presidente, foi enterrado com a esposa. No jazigo dos Goulart, além de Jango, está o ex-governador Leonel Brizola.

Em 2014, o jazigo da Família Goulart atraiu atenção pela exumação dos restos mortais de Jango. A hipótese de envenenamento no exílio não foi confirmada. Não foram encontrados vestígios de veneno nas análises.

Jazigo da Família Goulart. Cemitério Jardim da Paz, São Borja.
Jazigo da Família Goulart.
Cemitério Jardim da Paz.


Museu Getúlio Vargas
Como o Museu Getúlio Vargas está sendo restaurado, parte do acervo está em um quartel: o 2º RC MEC. No acervo, destacam-se móveis e livros da biblioteca pessoal de Getúlio Vargas. Ele viveu em São Borja até 1922.

Fachada do Museu Getúlio Vargas, em São Borja.
Fachada do Museu Getúlio Vargas

Há também roupas. O casaco espanhol. O fraque. ternos e chapéus. Entre as roupas, destaca-se a usada por Getúlio Vargas na Revolução de 30. E a usada momentos antes de cometer o suicídio, em agosto de 1954.

Há ainda vários bustos do ex-presidente. E material usado em campanhas: fósforos, carteiras de cigarro, santinhos. O boneco, com o rosto de Getúlio Vargas, sempre se levanta quando é derrubado.

Jazigo da Família Vargas. Cemitério Jardim da Paz, São Borja.
Jazigo da Família Vargas, São Borja.

Chamam a atenção, por fim, as máscaras mortuárias de Getúlio Vargas.


Decepção com Mausoléu de Getúlio Vargas
Comentei com a guia e o sargento que me acompanharam sobre a decepção com o Mausoléu de Getúlio. Ele não está à altura da importância de Vargas. Citei a grandiosidade dos monumentos na Argentina e no Uruguai.

A guia e o sargento comentaram que boa parte da população de São Borja pensa da mesma forma. Quem não sabe que ali estão os restos mortais do ex-presidente, passa batido pelo mausoléu.

O relato segue com...
A Redução Jesuíta de São Borja


Jazigo da Família Fortunato. Cemitério Jardim da Paz, São Borja.
Jazigo dos Fortunato. Cemitério Jardim da Paz.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design