segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Ausência de Ruínas na Redução Argentina de Corpus Christi

A redução jesuítica de Corpus Christi foi fundada em 1622. Mudou duas vezes a sua localização, em 1647 e 1701. Esta é a redução mais ao norte da Argentina. Ela fica a poucos quilômetros de San Ignacio Mini.

Cruz no cemitério de Corpus Christi, Argentina.
Cruz no cemitério de Corpus Christi. 


Noite no Posto de Gasolina
Passei a noite em San Javier. Para economizar uns pesos, acabei dormindo dentro do carro, num posto de gasolina. O problema é que esse posto passa a noite toda com música detonando em uma caixa de som...

Acabei acordando pela enésima vez pouco após as 5h. E desisti de tentar dormir. Decidi partir para Santa Maria, onde eu pegaria dicas e poderia usar o banheiro. O do posto é tenebroso...

Ruínas da redução de Corpus Christi.
Ruínas da redução de Corpus Christi.


Santos Mártires e Corpus Christi
A cerração estava baixa. Pouco se enxergava. E acabei passando o acesso. Assim, acabei deixando de conhecer a redução de Santos Mártires. Era sobre esta redução que eu pretendia pegar dicas em Santa Maria.

Dessa forma, segui mais cedo para a redução de Corpus Christi. Quando cheguei à cidade, as informações sobre as ruínas eram desencontradas. Mas uma coisa era consenso: pouco havia restado dessas ruínas.

Ruínas jesuítas no cemitério de Corpus Christi.
Ruínas jesuítas no cemitério de Corpus Christi.


O Cemitério da Cidade
Perguntei a duas senhoras sobre as ruínas de Corpus. E elas disseram que, o pouco que restara, ficava no cemitério da cidade. Segui para lá. Mas sem encontrar indicações no caminho, tampouco no próprio cemitério.

Circulei pelo cemitério, sem encontrar quaisquer vestígios de ruínas. Até que ouço o grito de um pássaro e olho para o local. E ali, percebo a pequena abertura na mata. Verifico e encontro um caminho entre as árvores.

Pedra procedente da antiga redução de Corpus Christi.
O cemitério de Corpus Christi fica onde se
localizava a praça da antiga redução jesuíta.


Resquícios das Ruínas de Corpus Christi
No local, havia placas indicando o cemitério, o templo, a praça. Porém, não se via nada que pudesse sugerir isso. Apenas uma ou outra pedra jogada pelo chão. Nada que formasse uma estrutura clara.

Talvez a antiga redução de Corpus seja a em pior estado de conservação dentro da Argentina. Visitei 14 das 15. Dentre as que ainda mantêm alguma ruína, Corpus é a menos preservada. Porém, não visitei Martires.

O relato segue com...
Redução Jesuíta de Santísima Trinidad del Parana

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design