domingo, 29 de novembro de 2015

Trilha Poço Preto, no Parque Nacional do Iguaçu

A Trilha do Poço Preto é uma das atividades mais completas do Parque Nacional do Iguaçu. Começa com a trilha de 9 km. Segue com o passeio de barco e 2 km de canoagem. Finaliza com 1,5 km de caminhada.

Passeio de lancha pelo Rio Iguaçu ao fim da Trilha do Poço Preto, no Parque Nacional de Iguaçu.
Passeio de lancha pelo Rio Iguaçu,
no Parque Nacional de Iguaçu.

Estacionando Fora do Parque
Cheguei ao parque às 8h20. Como abre às 9h, acabei dando uma circulada e encontrei uma vaga para o carro. Deixei na rua que acaba em frente ao Parque das Aves. Isso fez com que eu poupasse R$ 19,00.


Se Puder, Leve Água e Lanche
Porém, acabei esquecendo os óculos de sol e um pacote de leite condensado dentro do porta-malas. Assim, passei o dia só com uma garrafa de 300 ml de água. Dentro do Parque Nacional do Iguaçu tudo é bem caro.



Interação com a Natureza
A grande questão é que a simples visitação do parque contempla apenas os mirantes. E eles ficam todos num mesmo setor. Se você somente acessar os mirantes, acabará não interagindo com a natureza local.


Combo: Duas Trilhas em Uma
Por isso, havia relacionado algumas atividades complementares para fazer. Há duas trilhas: Poço Preto e Bananeiras. Optei pela primeira, por ser mais longa e incluir a Trilha das Bananeiras no seu trecho final.

Ponte pênsil ao fim da Trilha do Poço Preto, no Parque Nacional de Iguaçu.
Ponte pênsil ao fim da Trilha do Poço Preto.


A Trilha do Poço Preto
A Trilha do Poço Preto inicia com 9 km de caminhada em meio à mata. Ela pode ser feita a pé, de bicicleta ou com “trenzinho”. Iniciamos a pé. Como no meio da trilha a minha parceira cansou, seguimos com o “trenzinho”.


Lesma em Meio à Trilha
A melhor forma de fazer a trilha é a pé. Pela maior facilidade de fotografar. E por se fazer menos força que pedalando. Com tantos animais selvagens, o que chamou a nossa atenção foi uma grande lesma com caracol.



O Poço Preto
Após a trilha, faz-se um passeio de barco, que parte do Poço Preto. Este local é um buraco com 15 metros de profundidade e 400 de diâmetro. Conforme os guias, este poço pode ser visto quando se sobrevoa o local.


Falha Geológica no Rio Iguaçu
Em um trecho, há uma falha geológica, provocando um grande desnível no rio. No local, formam-se ondas. E a profundidade chega a apenas 1 m, em alguns trechos. Ou seja, é necessário passar com o barco no lugar certo...

Lesma com caracol na Trilha do Poço Preto, no Parque Nacional de Iguaçu.
Lesma com caracol na Trilha do Poço Preto.


Remando em Canoas
Após o passeio de barco, há 2 km de canoagem em canoas abertas. Minha parceira e eu não nos acertamos com os remos. E as coisas só melhoraram quando ela passou a remar e eu a fazer o leme, direcionando a canoa.


Trilha das Bananeiras
Por fim, fizemos mais 1,5 km de caminhada. Num trecho, observamos uma nuvem de borboletas. Isso sem falar nas árvores de palmito. E a enchente que ocorreu em 2014 no Parque Nacional do Iguaçu.

O relato segue com...
Três Momentos no Macuco Safári

2 comentários:

Leonardo Brocker disse...

Trilha do Poço Preto

Trilha de 9 km, que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta.
Na Lagoa do Jacaré, há um observatório de 10 metros de altura.
Por fim, há o passeio de barco no Rio Iguaçu.
Ele vai até a Ilha das Taquaras.

Leonardo Brocker disse...

Trilha da Bananeira

Trilha de 1,6 km, passando por lagoas.
Nelas, podem ser vistas aves de hábitos aquáticos.
Segue-se de barco pelo Rio Iguaçu, até Porto Canoas.
Este ponto fica próximo às Cataratas do Iguaçu.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design