sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio e Distrito de Nova Milano, Farroupilha

O Santuário do Caravaggio, em Farroupilha, talvez seja o maior atrativo religioso da serra gaúcha. O distrito de Nova Milano reúne monumentos que homenageiam e relembram o centenário da imigração italiana.

Santuário do Caravaggio, em Farroupilha. Lateral do templo e cúpula.
Santuário do Caravaggio, em Farroupilha.

Continuação de...
Cascata e Caverna do Salto Ventoso, em Farroupilha


Deixei o Salto Ventoso e, passando pelo centro de Farroupilha, aproveitei para tirar umas fotos da Igreja Matriz. Meu destino, porém, era outro: o Santuário, a uns 7 km do centro. Na estrada para Nova Roma do Sul.


Santuário do Caravaggio
No trajeto ao Santuário do Caravaggio, passei por uma turma de umas 15 crianças uniformizadas, com uma professora. Quando retornei no Santuário, elas já estavam a uns 300 metros do templo. Em pleno calor das 16h...

O templo destaca-se mais pelo porte do que pela arquitetura. Seja a parte externa, em linhas retas, seja o interior de decoração espartana. Não coloco em questão, evidentemente, a importância religiosa do templo.

Gôndola Veneziana: um dos destaques do distrito de Nova Milano, em Farroupilha. Gôndola em redoma de vidro, em frente à igreja.
Gôndola Veneziana: um dos destaques do
distrito de Nova Milano, em Farroupilha.
 


O Distrito de Nova Milano
Deixei o Santuário do Caravaggio, rumo a Nova Milano, distrito da cidade de Farroupilha. Fica a uns 6 km do centro. Ali, os destaques são a Igreja de Santa Helena e o Monumento ao Centenário da Imigração Italiana.

Concentrado em pegar o acesso para Nova Milano, passei sem perceber em frente ao Monumento ao Centenário. Dadas as proporções do monumento é estranho que isso tenha acontecido...

Igreja Santa Helena da Cruz, em Nova Milano. Igreja com campanário à esquerda.
Igreja Santa Helena da Cruz, em Nova Milano.


Igreja Santa Helena e Gôndola Veneziana
A Igreja Santa Helena da Cruz segue o mesmo padrão de outras igrejas das cidades de origem italiana. Ou seja, um templo com campanário ao lado. Tal padrão é observado mesmo em igrejas de pequeno porte.

Na Praça da Imigração Italiana, em frente à igreja, encontra-se a Gôndola Veneziana. Sobre a gôndola havia elementos do presépio. Compreensível: o Natal havia sido celebrado há pouco mais de dez dias.

Monumento ao Centenário da  Imigração Italiana, em Nova Milano.
Monumento ao Centenário da
Imigração Italiana, em Nova Milano.


Monumento ao Centenário da Imigração Italiana
Deixei a praça onde ficam a igreja e a gôndola e segui até o Parque do Monumento ao Centenário da Imigração Italiana. Mas com o sol contra, foi bem difícil conseguir a captura de imagens frontais do monumento.

2 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Antiga Capela de Nossa Senhora do Caravaggio +++

Antônio Cremonese confeccionou os murais da capela, em 1921.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja de Sagrado Coração de Jesus +++

Emílio Zanon confeccionou os murais da Igreja Matriz.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design