terça-feira, 6 de outubro de 2015

Cascata e Caverna Salto Ventoso, em Farroupilha

O Salto Ventoso é o principal atrativo natural de Farroupilha. A cascata cai em frente a uma grande caverna. Cruzando-se a caverna, chega-se a uma trilha até a base da cascata. Esta também pode ser vista de um mirante.

Cascata Salto Ventoso, Farroupilha. Queda d'água com caverna, ao fundo.
Cascata Salto Ventoso, Farroupilha


Continuação de...
Cascata dos Molin e Igreja do Caravaggio, em Ana Rech


Mudança de Planos em Farroupilha

Havia planejado conhecer nove locais em Farroupilha em uma tarde. A lista até era grande. Contudo, factível. O que me quebrou foi o tempo perdido procurando as cascatas em Ana Rech, durante a manhã.

Poço da Cascata Salto Ventoso, em Farroupilha.
Poço da Cascata Salto Ventoso

Acabei chegando a Farroupilha pelas 14h30. Pretendia ter chegado à cidade às 12h. Assim, alterei o meu roteiro original e decidi iniciar pelos atrativos mais distantes. O primeiro da lista era, portanto, o Salto Ventoso.

Caverna e Cascata Salto Ventoso, em Farroupilha. Caverna à esquerda e queda d'água ao centro.
Caverna e Cascata Salto Ventoso.


Cascata Salto Ventoso

Dirigi-me ao centro de Farroupilha e pedi instruções num posto de gasolina. São 11 km do centro. Os primeiros três, pavimentados. E os outros 8 km, em estrada de terra. Em alguns trechos, com pedras soltas.

Cascata Salto Ventoso. Queda d'água, com caverna ao fundo.
Salto Ventoso: principal cartão
postal natural de Farroupilha.

Em meio à estrada, após uns 10 km, há um mirante para a cascata. Essa é a melhor vista do Salto Ventoso. A vista clássica, dos cartões postais. Do mirante, você terá uma vista frontal do Salto Ventoso.


Caverna do Salto Ventoso

Após fazer diversas fotos, segui até o topo da cascata e iniciei a trilha que leva para a Caverna do Salto Ventoso. É uma caminhada leve, serena. Trilha mesmo só após cruzar a caverna e descer para a base da cascata.

Caverna Salto Ventoso, Farroupilha. Queda d'água emoldurada pelas paredes da caverna, com mata nativa ao fundo.
Trilha leva à Caverna Salto Ventoso.

A possibilidade de se observar a cascata à distância, a partir da base e de dentro da caverna tornam tal experiência diferenciada. O rio que forma o Salto Ventoso é usado, também, para banho, em piscinas naturais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design