sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Como Chegar à Cascata de Santa Bárbara, no Distrito de Ana Rech, em Caxias do Sul

Os atrativos naturais de Caxias do Sul são pouco conhecidos e divulgados. Em Ana Rech, há duas cascatas de porte razoável: a de Santa Bárbara e a dos Molin. E uma coisa em coisa em comum: a dificuldade de acesso.

Cascata de Santa Bárbara, em Ana Rech.
Cascata de Santa Bárbara, em Ana Rech



De São Marcos para Ana Rech

Deixei São Marcos às 8h de 05/01/15, com destino a Ana Rech, um distrito de Caxias do Sul. A lista de atrativos contemplava as duas cascatas. Pelas 8h30 cheguei à Ana Rech. E tive dificuldade na busca de informações.

Parei em uma loja e dois postos de gasolina. Ninguém conhecia as cascatas. No segundo posto, vi uma moto de trilha na caçamba de uma camionete. Procurei pelo dono e perguntei se ele conhecia essas cascatas.

Disse conhecer duas cascatas e não tinha certeza dos nomes. Ensinou como chegar a uma, por vias tortas. Seguindo o caminho sugerido para a Cascata dos Molin, acabei passando em frente ao acesso da de Santa Bárbara.


Acesso à Cascata de Santa Bárbara

A cascata fica numa região de Ana Rech conhecida como Santa Bárbara. E ao seguir o trajeto sugerido pelo motoqueiro, vi uma placa indicando Rua da Cachoeira. Segui por essa rua e uns 500 metros à frente via a cascata.

Ela ficava à minha direita. Sem saber o acesso, parei numa casa. O morador disse que eu devia seguir pela lateral esquerda de um açude localizado junto a uma casa amarela de madeira abandonada.

Inicialmente tomei o rumo errado. Não sei o motivo: havia entendido que o acesso era pela lateral esquerda da casa. E após uns 200 metros, percebi ter errado o caminho. Pedi novas informações e acertei o rumo.

Cascata dos Molin, em Ana Rech
Cascata dos Molin, Ana Rech.


Trilha até a Cascata de Santa Bárbara

Segui pela trilha que cruza alguns metros pelo gramado e logo entra na mata. Meio escorregadia pelas chuvas da semana anterior. Em certo ponto a trilha se divide. E você pode seguir reto pela trilha ou descer à esquerda.

No primeiro caso, você verá a Cascata de Santa Bárbara mais do alto. Até se pode descer pelas rochas. Mas eu não estava com roupas adequadas e respingava muita água. Além disso, o sol estava contra.

Seguindo à esquerda, você chegará à base da Cascata de Santa Bárbara. E o problema dos respingos e da luz contra persistiam. O sol é desfavorável na parte da manhã já os respingos dependem do volume de água na queda.

Uma solução parcial foi tirar fotos da cabeceira por entre as folhas. Foi uma solução apenas parcial, pois não consegui tirar o foco do primeiro plano. E assim, as folhas ficaram nítidas e a água da cascata borrada.

O relato segue com...
Cascata dos Molin e Igreja do Caravaggio, em Ana Rech

2 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja de Nossa Senhora do Caravaggio (Anna Rech) +++

Antônio Cremonese confeccionou os murais em 1917.
Temática dos murais da Igreja de Anna Rech:
+ A Morte do Homem Comum;
+ Temática Escatológica.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Artropodes disse...

Mas dizer como se chega la nada né

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design