segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Centro Histórico de São Luiz Gonzaga

Datada de 1687, São Luiz Gonzaga é a segunda redução mais antiga do atual RS. A redução ficava onde se encontra a área central da cidade de São Luiz Gonzaga. Acabou totalmente destruída. Restam vestígios na Igreja Matriz.

Monumento a Sepé Tiaraju em frente à Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga.
Monumento a Sepé Tiaraju em frente
à Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

Continuação de...
As Ruínas de São João Batista


De São João Batista a São Luiz Gonzaga
Deixei a redução de São João Batista rumo a São Luiz Gonzaga. Como sabia que os museus fechariam às 12h, segui direto para o centro da cidade. E no trajeto, passei pela redução de São Lourenço, que visitaria mais tarde.

Imagem de São João Batista Menino,  na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.
Imagem de São João Batista Menino,
na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.

Estacionei o carro em frente ao posto da Brigada Militar, na praça central. Passei pelo Centro de Informações, ao lado, onde peguei mapas e dicas. E segui, a pé, para o Museu Arqueológico, localizado a quatro quadras dali.


Museu Antropológico e Igreja Matriz
Neste museu, você verá objetos encontrados em escavações arqueológicas. Muito pouca coisa restou. Destacam-se a pia batismal e uma urna funerária. Há ainda um espaço dedicado às figuras ilustres da cidade.

Interior da Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.
Interior da Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.

Deixei o museu e retornei à praça. A Igreja Matriz abriga treze imagens de santos, remanescentes da redução de São Luiz Gonzaga. Um dos destaques é a imagem do Cristo Crucificado transformada em Senhor Morto.


Sepé Tiaraju e Museu Pinheiro Machado
Ao lado da Igreja Matriz fica a Prefeitura Municipal. Em frente a ela está o monumento a Sepé Tiaraju. O índio nasceu na redução de São Luiz Gonzaga. E foi o símbolo da resistência guarani contra o Tratado de Madri.

Painel religioso missioneiro na Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga.
Painel religioso missioneiro na Igreja Matriz.

Antes de deixar o centro, visitei rapidamente o Museu Municipal Senador Pinheiro Machado. Natural de Cruz Alta, Pinheiro Machado passou a infância em São Luiz Gonzaga. No Rio de Janeiro, destacou-se como senador.

O relato segue com...
As Ruínas de São Lourenço Mártir

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design