quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Centro Histórico de Santo Ângelo

Das trinta reduções jesuítas distribuídas entre RS, Argentina e Paraguai a de Santo Ângelo Custódio foi a última a ser constituída. Dela restaram poucos vestígios. E estes se encontram ao redor da Catedral Angelopolitana.

Cruz missioneira e Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo.
Cruz missioneira e Catedral Angelopolitana.


De Porto Alegre a Santo Ângelo
Deixei Porto Alegre às 8h de 23/03/15. A previsão era de 5h30 de viagem. Mas parei após 2h30, para ir ao banheiro e alongar o corpo. Após mais 2h, eu parei em Cruz Alta para almoçar. Cheguei a Santo Ângelo às 14h30.

Quadro sobre a Lenda M' Boi  Guaçu, no Museu Municipal de Santo Ângelo.
Quadro sobre a Lenda M' Boi
Guaçu, no Museu Municipal.

A primeira providência foi procurar um local para passar a noite. Garanti a vaga na primeira opção da lista. Consegui um quarto simples na Pousada 7 Povos por apenas R$ 35,00...

Segui ao centro de Santo Ângelo. Havia elaborado uma lista com os locais que poderiam ser visitados numa tarde segunda-feira. Enfrentei o cansaço e procurei a Catedral Angelopolitana, erguida sobre a antiga redução.

Estação Ferroviária de Santo Ângelo.
Estação Ferroviária de Santo Ângelo.


Catedral Angelopolitana
Foi bem fácil encontrá-la. Menos fácil foi encontrar um lugar para estacionar ali perto... A Catedral Angelopolitana fica ao lado da Prefeitura Municipal. E cruzando a rua, fica o Museu Municipal.

Vista lateral da Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo.
Vista lateral da Catedral Angelopolitana.

A fachada da catedral reproduz a da igreja de São Miguel das Missões. Nela há as imagens dos santos que davam nome às sete reduções que hoje ficam no RS. Essas reduções são conhecidas com Sete Povos das Missões.

Ao redor da catedral, há um museu a céu aberto com ruínas da redução de Santo Ângelo Custódio. Não se sabe ao certo o aspecto que tinha a antiga igreja local. No Museu Municipal, há itens encontrados em escavações.

Museu a céu aberto com ruínas da redução jesuítica de Santo Ângelo Custódio.
Museu a céu aberto com ruínas da redução
jesuítica de Santo Ângelo Custódio.
 


Museu Municipal de Santo Ângelo
O museu estava fechado. Porém, havia uma janela aberta. Resolvi tentar a sorte e acabei conseguindo fazer uma visita. No interior, além do material arqueológico, há quadros reproduzindo algumas das lendas gauchescas.

Quadro de Sepé Tiaraju, no Museu Municipal de Santo Ângelo.
Quadro de Sepé Tiaraju, no Museu Municipal.

Nos fundos do Museu Municipal, há um pátio no qual podem ser observadas pedras encontradas nas escavações. São resquícios da antiga redução jesuíta. Há também uma representação do índio Sepé Tiaraju.

Deixei o museu, agradecendo a gentileza do funcionário que permitiu uma rápida visita ao local. Cruzei a Praça Pinheiro Machado. Dali, fotografei a catedral e a prefeitura. E os arcos representando as trinta reduções.

Praça Pinheiro Machado, em Santo Ângelo. Vista da Catedral Angelopolitana ao fundo.
Praça Pinheiro Machado, em Santo Ângelo.


Estação Ferroviária e Monumento ao Índio
Segui ao Colégio Verzeri, para conhecer a Capela Verzeri, datada de 1954. Ali, eu fiquei cerca de uma hora conversando com uma das freiras. Acabei não fazendo nenhuma foto. Mas peguei algumas informações preciosas.

Monumento ao Índio, em Santo Ângelo.
Monumento ao Índio, em Santo Ângelo.

Parti para a Estação Ferroviária. Ali, fica o Memorial da Coluna Prestes. Porém eu já sabia que o local estaria fechado. Passei ainda pelo Monumento ao Índio. Comprei uns itens no mercado e retornei para a pousada... 

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

A Capela Verzeri abriga pinturas sacras do artista plástico italiano Emílio Sessa. Elas retratam símbolos e imagens cristãs.
O Memorial Santa Tereza Verzeri reúne peças relacionadas à obra desenvolvida pelas Irmãs Filhas do Coração de Jesus.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design