domingo, 11 de outubro de 2015

Cascata do Paraíso e Morro do Diabo

Santo Antônio do Ferromeco é um distrito de Carlos Barbosa. E abriga dois atrativos naturais de nomes antagônicos. Próxima ao solo, fica a Cascata do Paraíso. E no alto, o Morro do Diabo, ponto procurado para o voo livre.

Vista do alto do Morro do Diabo, em Carlos Barbosa - palmeira à beira do morro.
Vista do alto do Morro do Diabo.


Santo Antônio do Ferromeco
Deixei Farroupilha, às 7h, do dia 06/01/15. Meu destino era Santo Antônio do Ferromeco. Havia passado pelo acesso, na véspera, quando fui ao Salto Ventoso. Assim, já tinha noção da estrada de terra que enfrentaria.

Ressabiado com o tempo perdido procurando cascatas em Ana Rech, iniciei a correria mais cedo. Mas desta vez, tudo se deu de forma espantosamente concatenada. Tudo, felizmente, deu certo.

Cascata do Paraíso, no distrito de Santo  Antônio do Ferromeco, em Carlos Barbosa.
Cascata do Paraíso, no distrito de Santo
Antônio do Ferromeco, em Carlos Barbosa.


Cascata do Paraíso
É verdade que parei algumas vezes para pedir informações. Mesmo assim, em menos de uma hora, já havia chegado à Cascata do Paraíso. Ela fica em área privada. Mas não havia ninguém no local, na ocasião.

Sem ter a quem solicitar autorização para entrar, acabei pulando um muro. O único da minha furtiva visita era fotografar a cascata. Assim, devo ter ficado somente uns cinco minutos no local. Fiz minhas fotos e segui viagem.

Cascata do Paraíso, no distrito de Santo  Antônio do Ferromeco, em Carlos Barbosa.
Cascata do Ferromeco ou Cascata do Paraíso.

Do portão até o início da trilha são uns 300 metros. E a trilha tem só uns 20 metros. Chega-se à beira do rio e já se identifica a Cascata do Paraíso. Caminhando sobre as pedras, consegue-se chegar mais próximo à queda.


Capela Santo Antão Abade
Deixei o local e passei na Capela Santo Antão Abade. Havia estado antes no local e solicitado informações sobre a cascata. Só não havia fotografado, pois a iluminação estava ruim. Ao retornar, a luz não havia mudado muito.

Sem ter como captar melhores imagens, segui para o último item de Santo Antônio do Ferromeco. O Morro do Diabo, como já dito acima, é um ponto procurado para a prática de voo livre.

Capela Santo Antão Abade. Distrito de Santo do Ferromeco, em Carlos Barbosa.
Capela Santo Antão Abade.


Morro do Diabo
Diferentemente dos outros dois atrativos, o Morro do Diabo não recebe o nome do distrito. A Cascata do Paraíso também é conhecida como Cascata do Ferromeco. E a capela, como Igreja de Santo Antônio do Ferromeco.

Pensei que logo chegaria ao local destinado aos saltos de asa delta, quando iniciei a subida do Morro do Diabo. Mas percorri cerca de 5 km até chegar. Talvez, por isso, o trajeto fosse pouco íngreme.

Vale visto do Morro do Diabo, em Carlos Barbosa.
Vale visto do Morro do Diabo.

Deixei o Morro do Diabo às 8h50. Ou seja, menos de duas horas depois de ter saído do hotel, em Farroupilha. Considerando-se o trajeto percorrido em estrada de terra, fiquei satisfeito com o tempo decorrido nessa andança.

O relato segue com...
Atrativos Religiosos em Carlos Barbosa

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design