quinta-feira, 22 de outubro de 2015

As Ruínas de São João Batista

A redução de São João Batista surgiu devido ao crescimento de São Miguel Arcanjo. São João Batista destacou-se por abrigar a primeira fundição de ferro do Brasil. Na época, porém, a redução era território espanhol.

Ruínas da antiga igreja da redução jesuíta de São João Batista, em Entre-Ijuís.
A redução de São João Batista abrigou a
primeira fundição de ferro do Brasil.

De Santo Ângelo a Entre-Ijuís
As ruínas de São João Batista ficam na atual cidade de Entre-Ijuís. Assim, eu deixei a Pousada 7 Povos, em Santo Ângelo, em direção às ruínas. São menos de 20 km do centro de Santo Ângelo até o acesso à antiga redução.


Estrada de Terra Vermelha
Você seguirá mais 7 km por uma estrada de terra. Aquela terra vermelha, cor de argila, característica da Região das Missões. Quase na chegada, você segue à esquerda. As ruínas ficam poucos metros à frente.

Ruínas da igreja de São João Batista, em Entre-Ijuís.
Ruínas da igreja de São João Batista.

Acesso à Redução Jesuíta
O acesso às ruínas de São João Batista é por um portão lateral. Ali, há uma guarita e uma pequena recepção. O portão voltado para a estrada de terra fica fechado. Isso pode dar a impressão de que o local não está aberto.


As Ruínas da Igreja
Da antiga redução de São João Batista, restam as ruínas da igreja e do cemitério. O cemitério abriga, porém, jazigos bem mais recentes. É claro: considerando-se que a redução se originou em 1697.

Vegetação junto às ruínas da redução  de São João Batista, em Entre-Ijuís.
Vegetação junto às ruínas da redução
de São João Batista, em Entre-Ijuís.

Cactos e Umbus em São João Batista
As ruínas de São João Batista foram primeiras que visitei na região. E ali percebi uma característica observada nas demais reduções: sua vegetação. Repare na grande quantidade de cactos e umbus em meio às ruínas.


Padre Antônio Sepp
Outro destaque da redução jesuíta de São João Batista é o monumento em homenagem Antônio Sepp. Esta obra foi esculpida em pedra grés, em 1959. E fica voltada para a estrada de terra que dá acesso às ruínas.

Homenagem ao Padre Antônio Sepp, na redução jesuítica de São João Batista.
Homenagem ao Padre Antônio Sepp, na
redução jesuítica de São João Batista.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design