quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Nova Pádua: Natureza e Religião

Nova Pádua tem como principais atrativos suas igrejas e capelas. A cidade também divide atrativos naturais com a vizinha Nova Roma do Sul. O Vale do Rio das Antas e o Cachoeirão, observados do Mirante Sonda.

Cascata vista da estrada de terra que leva  à Balsa União II, no Rio das Antas.
Cascata vista da estrada de terra que leva
à Balsa União II, no Rio das Antas.

Cheguei à Nova Pádua por volta das 11h. E passei por um mercado, onde eu obtive boas referências dos principais atrativos da cidade. É impressionante como uma menina bonita e inteligente trabalhe como empacotadora...


Capela das Almas
O primeiro destino foi a Capela das Almas, localizada no Travessão Divisa. A capela antiga, à direita da estrada, é mais fotogênica. Retornei ao centro de Nova Pádua, onde fotografei a Igreja Matriz, fechada naquela ocasião.

Capela das Almas, no Travessão Divisa, em Nova Pádua.
Capela das Almas, no Travessão Divisa

Procurava outros três atrativos na cidade. A avenida principal divide-se em três. Se você seguir pela estrada da esquerda, irá à Caverna do Curuzu. Pela do meio, para a balsa. E pela da direita, para o Belvedere Sonda.


Caverna do Curuzu
Comecei pela Caverna do Curuzu. O acesso inicial é asfaltado. Uma placa à direita, junto a um parreiral, indica o acesso à gruta. Uma parte por estrada de terra. Então há um trecho de uns 800 metros por estrada de grama.

Balsa sobre o Rio das Antas, entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul
Balsa de Nova Pádua para Nova Roma do Sul

No fim da estrada de grama, há um gramado com espaço suficiente para manobrar um carro. Segue-se uma pequena trilha (50 a 60 metros) até a gruta. Uma atração, a meu ver, dispensável. Valeu como curiosidade.


Belvedere Sonda
Retornei pela estrada e segui ao Belvedere Sonda. Precisei, naturalmente, ir até o ponto em que a avenida principal dividia em três. E segui pela estrada da direita. O acesso, nesse caso, é asfaltado até o fim.

Cachoeirão do Rio das Antas, entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul
Cachoeirão do Rio das Antas

Do Belvedere Sonda tem-se uma vista panorâmica dos principais atrativos naturais da região. À esquerda, no Rio das Antas, o Cachoeirão. À direita, a balsa e a usina, mais ao fundo. No centro, no morro, uma grande cachoeira.


Balsa União II
Retornei, outra vez, para a divisória de estradas e segui pela do meio, em direção à balsa entre Nova Pádua e Nova Roma do Sul. Dali, consegui fazer fotografias mais próximas do Cachoeirão, da cachoeira no morro e da balsa.

Macaco-prego, no Belvedere Sonda, em Nova Pádua
Macaco-prego, no Belvedere Sonda

Cruzei por animais interessantes em Nova Pádua. No Belvedere Sonda, há diversos macacos prego. Na estrada para a balsa, cruzei por uma aranha de uns 15 cm. Não parecia uma caranguejeira. Era marrom e não preta.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design