sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Igreja Matriz e Ponte dos Korff em Criúva

O principal atrativo do centro de Criúva é a Igreja Matriz, de pedra. E mais afastada do centro do distrito fica a Ponte dos Korff. A ponte sobre o Rio das Antas marca a divisa de Caxias do Sul e Campestre da Serra.

Igreja de Pedra é a Matriz do Distrito de Criúva.
Igreja Matriz de Criúva.

Continuação de...
Monumento Bertussi e Indiada em Criúva


Após resgatar o carro atolado numa estrada de terra, retornei ao centro de Criúva. Passei pela Igreja Matriz. Com o sol contra, a fachada ficou na sombra. Prejudicada a fotografia, segui logo para a Ponte dos Korff.

Porte dos Korff, sobre o Rio das Antas, em Criúva, Caxias do Sul.
Porte dos Korff, em Criúva, Caxias do Sul.

Como as demais estradas de terra, a sinalização desta é bem precária. Até a ponte são 11 km. Em alguns momentos, questionei se estava na estrada. Estava às cegas e não havia qualquer casa às margens da estrada.

Rio das Antas em Criúva, Caxias do Sul.

Após percorrer 9 km, há um mirante de madeira voltado para o Rio das Antas. Dali é possível avistar a Ponte dos Korff, à esquerda. Um excelente ponto para verificar a antiga ponte de ferro por outro ângulo.

Ponte dos Korff e Rio das Antas vistos de  um mirante de madeira junto à estrada.
Ponte dos Korff e Rio das Antas vistos de
um mirante de madeira junto à estrada.

Seguindo-se por mais 2 km, morro abaixo, chega-se à Ponte dos Korff. Inaugurada em 1907, é a mais antiga ponte sobre o Rio das Antas ainda existente. Na época, ela marcava a divisa de Caxias do Sul e Vacaria.

Caminhada sobre o chão de madeira da Ponte dos Korff.
Caminhada sobre a Ponte dos Korff.

O retorno ao centro de Criúva é mais complicado. É todo morro acima. E em alguns trechos há pedras soltas. Seja como for, conhecer a Ponte dos Korff é praticamente uma obrigação para quem visita o distrito de Criúva.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design