terça-feira, 11 de agosto de 2015

Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser, Novo Hamburgo

A Casa Schmitt-Presser foi construída em 1830. É um dos mais antigos exemplares da arquitetura enxaimel no estado do RS. E também um dos poucos prédios que ainda conserva todas as suas características originais.

Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser,  em Hamburgo Velho, Novo Hamburgo
Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser,
em Hamburgo Velho, Novo Hamburgo.

João Pedro Schmitt imigrou do Hessen, Alemanha. Viveu na casa. E nela estabeleceu um importante ponto comercial. Sua influência e prestígio fizeram com que participasse da fundação da cidade de Novo Hamburgo.

João Pedro Schmitt faleceu em 1868, aos 67 anos. Sua esposa Catharina seguiu na atividade comercial. Anos depois, Edwino Rodolfo Presser, casado com uma neta de João, reabriu o armazém, mantendo-o até 1973.

Paredes originais da antiga Casa Schmitt-Presser, Novo Hamburgo
Paredes originais da antiga
Casa Schmitt-Presser.

O antigo sobrado fica no Centro Histórico de Hamburgo Velho, bairro que preserva muitos traços da arquitetura alemã. Justamente por isso, em 1985, a Casa Schmitt-Presser foi tombada patrimônio histórico e artístico nacional.

A Casa Schmitt-Presser hoje abriga um museu comunitário. Este espaço cultural se mantém em constante atividade. E reúne em seu acervo permanente objetos, fotos e documentos sobre a colonização alemã.

Localização: Avenida General Daltro Filho, 929, Hamburgo Velho.
Funcionamento: 3ª a 6ª feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Sábado e domingo, das 11h às 17h.


Veja também...

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design