terça-feira, 18 de agosto de 2015

Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Cascatas de Galópolis, em Caxias do Sul

Galópolis é um distrito ao sul de Caxias do Sul. Seus destaques são naturais. Junto à rodovia BR-116, fica a Cascata Véu de Noiva. A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é acessada por uma estrada de terra.

Cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul. Vista da queda d´água, em frente a um paredão de rochas. Vegetação nativa na base e no topo.
Cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Deixei Porto Alegre, por volta das 9h do dia 30/12/14. Desafiei a previsão de chuva que se estendia por boa parte da semana. Meu destino era Caxias do Sul, segunda maior cidade do Rio Grande do Sul.

Cactus e vegetação rasteira no Peral de São Paulo, em Galópolis, Caxias do Sul.
Peral de São Paulo, em Galópolis


Cascata Véu de Noiva, em Galópolis
Na verdade, o roteiro original só contemplava Galópolis. Como a previsão era de chuva, acabei fazendo uma gambiarra. Assim, inclui alguns itens do centro de Caxias do Sul, como uma espécie de "plano B".

Início da queda d´água da Cascata Véu de Noiva, em Galópolis, Caxias do Sul. Pequeno volume de água escorre pela rocha.
Cascata Véu de Noiva, Galópolis.

Pois bem: estava nublado, porém não chovia. Assim, pouco após as 10h30, cheguei a Galópolis. O primeiro alvo era a Cascata Véu de Noiva. Foi frustrante: a escassez de chuvas transformou a queda em um fio d’água.

Distrito de Galópolis, em primeiro plano, e Caxias do Sul, ao fundo, vistas do Peral de São Paulo.
Galópolis, em primeiro plano, e Caxias do Sul,
ao fundo, vistas do Peral de São Paulo.


Casarão de Galópolis e Peral de São Paulo
Segui pela BR-116, parando em frente ao Casarão. Pedi informações sobre o Morro da Cruz. Fui orientado a passar pelo centro de Galópolis. Ali, recebi a notícia de que o morro era agora área particular. E o acesso, proibido.

Casarão de Galópolis, Caxias do Sul. Casa de madeira, com dois pisos e sótão.
Casarão de Galópolis.

Um morador indicou o Peral de São Paulo, na 4ª Légua (São João). Lá, eu deveria procurar pelo senhor Hermes. Do alto, consegui fazer umas imagens de Galópolis e de Caxias do Sul. Só o tempo nublado não ajudou...

Capela dos Sagrados Corações, em Galópolis, Caxias do Sul. Construção toda em pedra.
Capela dos Sagrados Corações.


Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Cascata
Parti, enfim, em direção à Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Na verdade, retornei à BR-116. E passei por um trecho percorrido minutos antes. No caminho até a gruta, parei na Capela dos Sagrados Corações.

Foto lateral da Cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Galópolis, Caxias do Sul. Vista da queda d´água e da mata nativa.
Cascata da Gruta, em Galópolis

A gruta congrega religião e ecoturismo, unidos por um ideal de preservação ambiental. Os 150 degraus da escadaria levam o visitante à gruta. Sob a gruta, as imagens religiosas. Nas paredes externas, os grampos de rapel.

Bancos de igreja, sob a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Galópolis, Caxias do Sul
Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Galópolis

Entre a escadaria e a gruta, há uma placa indicando a trilha para a cascata. Trata-se de uma trilha de uns poucos metros, cruzando-se, por vezes, sobre pedras e troncos caídos. A vista compensa a curta caminhada...

Poço da cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Galópolis, Caxias do Sul. Água  estourando contra as pedras na base da cascata.
Poço da cascata da Gruta

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design