quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Catedral Diocesana de Caxias do Sul e Museu Casa de Pedra

O centro de Caxias do Sul, como o da maioria das cidades de médio e grande porte, reúne atrativos religiosos e culturais. No primeiro caso, as igrejas destacam-se. No segundo, os museus e as casas de cultura.

Família italiana no Monumento ao Imigrante, em Caxias do Sul.
Família italiana no Monumento ao Imigrante

Na manhã do dia 31/12/14, eu pretendia conhecer a Catedral Diocesana e o Parque Getúlio Vargas. Depois, seguiria para os atrativos mais afastados do centro, como o Monumento ao Imigrante e a Casa de Pedra.


Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Deixei o Hotel Excelsior após o café da manhã, e segui a pé até a Catedral. Ela fica na Rua Sinimbu, a mesma do hotel, a uns 700 ou 800 metros deste. Porém, estava fechada. Passei, então, pela Praça Dante Alighieri.

Imagem de anjo dourado na entrada da Catedral Diocesana de Caxias do Sul.
Imagem de anjo na entrada da Catedral.

Segui em direção ao Museu Municipal, visitado na véspera. As fotos de um material de divulgação mostravam um ângulo que isolava o prédio dos fios e postes de luz. Fotografei o prédio e parti para o Museu da FEB.

Retornei para a Catedral Diocesana, encontrando, desta vez, o templo aberto. Ele é menor e com decoração menos vistosa que a da Igreja São Pelegrino. Uma visita à Catedral, porém, é quase que obrigatória.

escadaria em frente ao Museu Municipal de Caxias do Sul.
Museu Municipal de Caxias do Sul


Parque Getúlio Vargas

Deixei a Catedral Diocesana rumo ao hotel. No caminho, peguei o mapa e percebi ter esquecido o Parque Getúlio Vargas. Acabei retornando para uma visita ao local, que fica duas quadras atrás da Catedral.

Parque Getúlio Vargas, em Caxias do Sul. Playground e área para caminhada e corrida.
Parque Getúlio Vargas, em Caxias do Sul.

Popularmente conhecido como Parque dos Macaquinhos, o Parque Getúlio Vargas é procurado para caminhadas, corridas e pedaladas. Quando eu passei por ali, estava quase vazio. Apenas algumas pessoas correndo.


Monumento do Imigrante

Agora, sim, retornei ao hotel. Paguei a conta, peguei o carro e segui em direção ao Monumento ao Imigrante. Por minha surpresa, o museu estava aberto. Na véspera, havia recebido a informação de que ele estaria fechado.

Interior do Monumento do Imigrante. Mesa com produtos de vime, painéis e fotos de imigrantes italianos.
Interior do Monumento do Imigrante.

No museu, recomendaram que passasse na Casa de Pedra. No caminho, passei pela estação ferroviária, onde iniciou uma forte chuva. Esta mudaria os meus planos... Minha ideia original era seguir para Ana Rech.


Casa de Pedra

Deixei a estação ferroviária, rumo à Casa de Pedra. A chuva estava tão forte que eu me molhei bastante no trajeto até a porta do museu. Esqueci o guarda-chuva no porta mala. Iria me molhar mais se tentasse pegá-lo...

Museu Casa de Pedra, Caxias do Sul. Vista lateral do sobrado de pedra, com palmeira ao lado.
Museu Casa de Pedra, Caxias do Sul.

O museu funciona em uma casa de pedra erguida há mais de 130 anos. Por ser de pedra, praticamente, só a família que construiu morou ali. A casa era muito fria no inverno, quando faz perto de zero grau em Caxias do Sul.

Deixei a Casa de Pedra, ainda sob forte chuva. Arrisquei passar no Parque da Festa da Uva. Pretendia conhecer a Réplica da Cidade de Caxias do Sul. Não havia como. Era meio-dia e decidi ir a Canela encontrar meus pais.

Museu reconstitui antiga casa de imigrantes italianos. Cama de casal e berço, à sua direita.
Museu reconstitui antiga casa de imigrantes

2 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja de São Pelegrino +++

Aldo Locatelli confeccionou os murais em 1952.
Temática dos murais da Igreja de São Pelegrino:
+ A Morte de Cristo;
+ Temática Escatológica.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Leonardo Brocker disse...

+++ Catedral de Santa Teresa +++

Renato Koch confeccionou os murais da Catedral.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design