domingo, 23 de agosto de 2015

Catedral Diocesana de Caxias do Sul

A primeira pedra da Catedral Diocesana foi abençoada em 1895. Ela foi construída, em 5 anos, com a ajuda de imigrantes italianos. Externamente, o destaque é a escadaria, que conduz o visitante à porta de entrada.

Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Altar principal e cúpula vistos da entrada do templo.
Catedral Diocesana de Caxias do Sul

A Catedral Diocesana foi inspirada na Basílica de Santo Antônio de Bolonha, Itália. O campanário, à direita da Catedral Diocesana, foi projetado no início do século passado. No entanto, foi finalizado apenas em 2007.

O interior abriga 18 vitrais alemães. O altar-mor, neogótico, foi feito em madeira. Foi confeccionado, em 1913, pelo entalhador Francisco Meneguzzo. Ainda em 1913, foram concluídos a pintura do teto e o reboco interno.


Histórico da Catedral de Caxias do Sul
Até a conclusão da Catedral Diocesana, em 1900, os primeiros imigrantes exerciam sua fé em templos mais modestos. O primeiro deles, na Rua Bento Gonçalves, não passava de uma cabanazinha feita de taquaras.

Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Fachada do templo, com o campanário, concluído em 2007, à direita.
O campanário foi inaugurado em 2007.

Mais tarde, serviu de Igreja uma casinha de propriedade de Luigi del Canale. Esta ficava na Avenida Júlio de Castilhos. Dali foi transferida para outra casa alugada, de Carlos Gatti, na esquina da Rua Sinimbu.

A casa foi destruída por um incêndio, em 17/08/1886. E foi construído um barracão de tábuas, onde hoje está a Catedral. A escolha da padroeira Santa Teresa é uma homenagem à Imperatriz Dona Teresa Cristina.

Localização: Rua Sinimbu, s/nº, Centro de Caxias do Sul.


Veja também...
Catedral Diocesana de Caxias do Sul e Museu Casa de Pedra

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Catedral de Santa Teresa +++

Renato Koch confeccionou os murais da Catedral.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design