sexta-feira, 10 de julho de 2015

Núcleo de Casas Enxaimel, Ivoti

Ivoti concentra o maior núcleo de casas enxaimel do Brasil. O estilo alemão de arquitetura caracteriza-se pela estrutura aparente de madeira – em geral, guajuvira e angico, fixadas por encaixes e pregos de pau (tarugos).

Casa em estilo enxaimel restaurada, Ivoti
Casa em estilo enxaimel restaurada.

As vedações dessas casas eram feitas com barro amassado ou alvenaria (pedras ou tijolos). O barro era atirado com a mão na parede. Já o telhado costumava ser feito com pequenas tábuas arredondadas nas pontas.

O núcleo de casas enxaimel fica na Feitoria Nova. As sete casas foram construídas entre 1826 e 1950. Ali, instalaram-se os primeiros imigrantes. E o local deu origem à Linha 48, uma das colônias formadoras de Ivoti.

Antiga casa em estilo enxaimel, Ivoti
Antiga casa em estilo enxaimel, Ivoti.

Algumas foram restauradas na década de 1990. As outras, em 2008. Foram, então, abertas à visitação. Elas pertencem a uma região de tombamento histórico que inicia na Ponte do Imperador, sobre o Arroio Feitoria.


Atual Uso das Casas Enxaimel
Uma abriga o Museu Municipal. Outra, a Casa do Artesão. E uma terceira sedia os Departamentos de Cultura e Turismo. Há ainda outras duas em estilo eclético do início do século XX e o Museu Municipal Pró-Memória.

A prefeitura organiza três feiras no Núcleo de Casas Enxaimel. Em 2006, a Feira do Mel, Rosca e Nata (maio) e a Feira das Flores (setembro) tiveram início. E desde 2008, a Feira Colonial vem sendo realizada mensalmente.

Veja também...
Buraco do Diabo e Colônia Japonesa em Ivoti

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design