domingo, 26 de julho de 2015

Centro Histórico de Taquara

A maioria das construções históricas de Taquara fica em torno da Praça Marechal Deodoro. Ali, estão a Prefeitura Municipal, a Casa Vidal e o Prédio Ebling & Fleck. As igrejas ficam na Rua Júlio de Castilhos.

Vila Ernestina, em Taquara
Vila Ernestina, em Taquara

Cheguei à Taquara sem qualquer referência de onde iniciar a peregrinação. Apenas sabia que as atrações selecionadas por mim ficavam no centro. Eu segui, assim, desde a entrada, as placas indicando a direção do centro.


Estudo do Roteiro na Biblioteca Pública
Quando visualizei o prédio da Biblioteca Pública, estacionei o carro. Imaginei que ele ficasse próximo ao centro. Entrei para pegar informações. Fiquei quase uma hora conversando com as bibliotecárias. Consegui o que queria.

Igreja Católica de Taquara
Igreja Católica de Taquara

Saí da biblioteca com o roteiro traçado. E ele contemplava quase todos os prédios da minha lista. Os museus, mais retirados do centro, não estavam em atividade. A lista, porém, já continha mais de dez prédios históricos.


Vila Ernestina e Casa Vidal
Quase em frente à biblioteca, fica o prédio onde funcionava anteriormente o museu municipal. Pouco mais à frente, na Rua Tristão Monteiro, fica a Vila Ernestina. Hoje, o local é ocupado por um escritório de advocacia.

Casa Vidal, em Taquara
Casa Vidal, em Taquara

Uns 100 metros à frente, fica a Casa Vidal. Em frente a ela, está a antiga Joalheria Laube. Ao lado, cruzando a rua, a Prefeitura Municipal. Este prédio ocupa quase um lado inteiro da Praça Marechal Deodoro.


Clube Comercial e Igrejas de Taquara
Na diagonal da Prefeitura Municipal, encontra-se o Prédio Ebling & Fleck. Desci pela outra lateral da praça, em direção à Rua Júlio de Castilhos. Então, passei em frente ao CICS-VP e ao Clube Comercial.

Igreja Evangélica de Taquara
Igreja Evangélica de Taquara

Segui pela Rua Júlio de Castilhos, em direção à Rua Pinheiro Machado. Na esquina, estão as igrejas católica, à direita e evangélica, à esquerda. A católica é amarela. A evangélica, rosa. Subi ainda o Morro do Leôncio.

4 comentários:

Michael Maia disse...

SHOW MUITO LEGAL

Michael Maia disse...

FALTOU A FABRICA DE BEBIDA JACOB GRIN?

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja do Senhor Bom Jesus +++

Marciano Schmitz confeccionou os murais da Igreja.
Temática dos murais:
+ A Morte de Cristo;
+ Temática Escatológica.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Leonardo Brocker disse...

+++ Igreja do Senhor Bom Jesus +++

Hans Veit confeccionou os vitrais da Igreja.
Ateliê: Veit & Filho.

Fonte: "A Morte e O Além", Altamir Moreira (2006)

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design