domingo, 19 de julho de 2015

As Belezas Naturais de Igrejinha

Os morros da Fé e da Asa Delta têm em comum a vista que proporcionam. A diferença é o fim religioso de um e desportivo de outro. Já a Cachoeira da Solitária é um atrativo que conjuga natureza com recreação.

Cachoeira da Solitária, em Igrejinha.

Continuação de....
História da Cidade de Igrejinha

Acesso ao Morro da Asa Delta
Deixei o Parque da Oktoberfest, em Igrejinha, rumo ao Morro da Asa Delta. Sabia o caminho. Quando apareceu uma bifurcação, porém, surgiu a dúvida. Perguntei para um casal o caminho certo. E acabei dando carona...

A maior parte do trajeto é por estrada de terra. A parte final da subida tem alguns trechos pavimentados, dada a inclinação da estrada. Mesmo assim, se essa estrada estivesse molhada, um 4x4 passaria dificuldade na subida...

Morro da Asa Delta (primeiro plano) e Morro da Fé (ao fundo), em Igrejinha.
Morro da Asa Delta (primeiro plano) e
Morro da Fé (ao fundo), em Igrejinha.

Morro da Asa Delta e Morro da Fé
A vista é ampla. O dia não estava dos mais favoráveis. E eu estava sozinho no topo do morro. Havia deixado o casal no caminho. E assim, não consegui identificar bem as cidades observadas do Morro da Asa Delta.

O que se observa com nitidez é o Morro da Fé, identificado por uma cruz branca no topo. O trajeto para os dois morros é comum até certo ponto. Para ir ao Morro da Fé há um acesso após uma gruta na estrada.

Cruz no topo do Morro da Fé, em Igrejinha.
Cruz no topo do Morro da Fé

Casa de Pedra e Cachoeira da Solitária
Desci o morro com o tanque na reserva. Abasteci e segui até a Cachoeira da Solitária, passando pela Casa de Pedra. O acesso é por estrada de terra. Como ela leva a Parobé e Nova Hartz, seu estado de conservação é bom.

Em certo ponto da estrada, fica o prédio da Associação de Músicos (ACMI). Ela fica em uma esquina ou bifurcação. Ali, deve-se seguir à direita. E andar por mais uns 3 km. A Cachoeira da Solitária fica após se passar uma ponte.