segunda-feira, 15 de junho de 2015

Curiosidades sobre A História Gaúcha em Visita ao Sobrado de São Lourenço do Sul

A Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul, é de grande interesse histórico. O sobrado em questão serviu como residência para Donana, uma das irmãs de Bento Gonçalves, líder da Revolução Farroupilha.

O Sobrado foi residência de Donana, uma das irmãs de Bento Gonçalves
O Sobrado foi residência de Donana,
uma das irmãs de Bento Gonçalves.
  
Continuação de...
Mausoléu Carlos Barbosa e São Lourenço


Enquanto circulava pela Praia das Nereidas, eu avistei o Hotel das Figueiras. Resolvi entrar e pedir informações. A recepcionista Daiane fez contato com a fazenda. Deu um mapa e as dicas de como chegar lá.

Quando cheguei, a dona Ivani me aguardava. Convidou que me sentasse numa sala na entrada do sobrado. E começou a contar a história do sobrado. Um pouco tempo nós discutíamos a história do Rio Grande do Sul.

Peguei papel e caneta e comecei a fazer anotações. Afinal, nossa conversa acabou derivando para temas diversos. E para não perder as informações mais curiosas, fiz os registros para posterior análise.

# A região onde fica hoje o estado do Rio Grande do Sul era considerada muito boa para a pecuária, por ser um pampa (campo sem mata).

# As sesmarias eram doadas apenas para homens, militares e que tivessem lutado contra os espanhóis.

Segundo piso do Sobrado de São Lourenço do Sul
Segundo piso do Sobrado.

# Joaquim, pai de Bento Gonçalves, recebeu uma sesmaria. E deixou terras para os filhos. Donana ficou com terras em São Lourenço. Maria Angélica recebeu terras em Pelotas, em local ignorado. As terras de Antônia, em Camaquã, pertencem hoje ao diretor da Rede Globo Jayme Monjardim.

# Jayme Monjardim dirigiu a minissérie “A Casa das Sete Mulheres”. As tomadas externas foram feitas, em sua maioria, na Charqueada São João. As internas foram gravadas no Projac, no Rio de Janeiro.

# Naquela época, a Charqueada São João passava por maus momentos. A situação financeira dos donos (Carlinhos e Pituca) não era boa. A Globo acabou restaurando a casa e pagando pelas locações.

# A intenção original de Jayme Monjardim era filmar em Piratini. Porém, o sobrado daquela cidade estava totalmente descaracterizado. Havia naquele sobrado até um telhado de zinco.

# O sobrado da Fazenda do Sobrado, em São Lourenço do Sul, foi cenário da minissérie “Luna Caliente”, exibida pela Rede Globo, em 1999.

O Sobrado de São Lourenço do Sul serviu como cenário para a minissérie "Luna Caliente" (1999)
O Sobrado serviu como cenário para a
minissérie "Luna Caliente" (1999).

# As madeiras usadas para fazer as portas vieram da Bahia.

# Na época, os escravos faziam o charque no verão. Fabricavam telhas e cuidavam do gado no restante do ano. As escravos cuidavam da casa e fabricavam tijolos.

# José Lourenço, marido de Donana, era devoto de São Lourenço. Isso deu origem ao nome da cidade de São Lourenço do Sul.

# Donana tocava piano para a família, enquanto eles comiam doces. A combinação de música e comida deu origem aos saraus.

# Os famosos doces de Pelotas, feitos com gema de ovo e açúcar, foram concebidos em Rio Grande. Porém, Pelotas patenteou-os primeiro. Na época, a clara do ovo servia para engomar as roupas. Para não desprezar a gema, ela passou ser usada para a confecção de doces.

# No segundo piso do sobrado, há uma sala que Bento Gonçalves usava para fazer reuniões. Na entrada da sala, há três degraus, representando a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Devia-se começar a subir a escada com o pé esquerdo (coração).

Bento Gonçalves usava o segundo piso do Sobrado  de São Lourenço do Sul para fazer reuniões
Bento Gonçalves usava o segundo piso
do Sobrado para fazer reuniões.

# No teto da sala de reuniões, há uma Estrela de Salomão, um dos símbolos para a maçonaria. Bento Gonçalves era maçom e faleceu de tuberculose.

# Bento Gonçalves havia sido enterrado em Camaquã. No entanto, a loja maçônica de Rio Grande, a mais antiga do estado, solicitou que ele fosse enterrado lá. Bento Gonçalves recebeu um belo monumento na Praça Tamandaré. Lá se encontram os seus restos mortais.

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Tuberculose +++

Tem como causador a Mycobacterium tuberculosis.
A bactéria afeta pulmões, ossos, articulações.
Mas pode atingir outros sistemas.
Como nervoso, circulatório, linfático, genitourinário.
E a transmissão ocorre por gotículas aerossóis.
Quando uma pessoa fala, tosse, espirra.

Os sintomas clássicos da tuberculose são:
+ tosse intensa por três ou mais semanas;
+ dor torácica;
+ hemoptise (secreção sanguinolenta);
+ febre e sudorese noturna;
+ anorexia e perda de peso;
+ fraqueza e cansaço contínuos.

Florence Nightingale separou os pacientes por doença.
Melhorou as condições de higiene e circulação de ar.
E incentivou o controle da alimentação.
Tudo isso auxiliou no controle de infecções hospitalares.

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design