terça-feira, 9 de junho de 2015

Teatro Esperança, Jaguarão

A construção do então Teatro Politeama Esperança iniciou em 1887. As obras foram comandadas pelo construtor Martinho de Oliveira Braga. O trabalho artesanal em madeira pelo artífice Gustavo Guimarães.

Teatro Esperança, em Jaguarão
Teatro Esperança, em Jaguarão.

Em 1897, o teatro foi inaugurado. Com excelente acústica e bastidores capazes de movimentar mais de oito cenários, o teatro passou a integrar a rota de companhias nacionais e internacionais de teatro, música e balé.

Pelo Esperança, passavam companhias espanholas, que excursionavam pela Argentina e pelo Uruguai. E as companhias brasileiras, que passavam pelo Teatro Sete de Abril, em Pelotas e pelo Teatro São Pedro, em Porto Alegre.

O Teatro Esperança, em Jaguarão, inaugurado em 1897, é o terceiro mais antigo do RS
O Teatro Esperança, inaugurado em 1897,
é o terceiro mais antigo do RS.

O Teatro Esperança oferecia um repertório eclético de espetáculos. Além das peças teatrais, recebia atividades circenses e remates de animais. O teatro também foi usado para a realização de festas e projeção de filmes.

O Teatro Esperança foi o terceiro erguido no RS. Por ser um destacado exemplo de arquitetura eclética, o prédio foi tomado pelo IPHAE, em 1990. E em 2011, o IPHAN tombou o Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão.

Veja também...

1 comentários:

Leonardo Brocker disse...

+++ Teatros Mais Antigos do Rio Grande do Sul +++

1 - Teatro Sete de Abril, Pelotas (1833);
2 - Teatro União, Triunfo (1848);
3 - Teatro São Pedro, Porto Alegre (1858);
4 - Teatro Esperança, Jaguarão (1887).

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design