quarta-feira, 3 de junho de 2015

Praia do Laranjal e Charqueada Santa Rita

A Praia do Laranjal, à beira da Lagoa dos Patos é o mais famoso atrativo natural da cidade de Pelotas. Já as charqueadas são seu principal atrativo histórico. A Charqueada Santa Rita é uma das mais bem conservadas. E foi recentemente transformada em pousada.

A Charqueada Santa Rita, em Pelotas, virou pousada
A Charqueada Santa Rita virou pousada.
  
Deixei o Hotel Estoril, no Centro Histórico de Pelotas, e parti para a Praia do Laranjal. A minha ideia era conhecer primeiro as charqueadas. Como acabei acordando mais cedo, as charqueadas ainda não estavam abertas. Assim, o dia começou com um passeio pela Praia do Laranjal.


Praia do Laranjal
O Laranjal é um balneário de água doce, banhado pela Lagoa dos Patos. É formado por três praias, que estavam quase vazias. Compreensível: eram 8h30 de um sábado com céu nublado. Às vezes caia uma leve garoa. E no calçadão, apenas alguns idosos caminhavam.

Árvores na Praia do Laranjal, em Pelotas
Árvores na Praia do Laranjal, em Pelotas.

Segui até o trapiche, localizado no extremo sul do Laranjal. Ali, fotografei um solitário passarinho. Aproveitei para fazer uma panorâmica do Laranjal. Depois, eu caminhei pelo calçadão e fotografei a praia vista por entre as árvores e um monumento dedicado às velas.


Charqueada Santa Rita e Arroio Pelotas
Perguntei a um senhor como chegar às charqueadas. Ele disse que morava perto. E que eu poderia seguir o seu carro. Dirigi por algum tempo em uma estrada de terra. E ele me deixou na entrada da Charqueada Santa Rita, onde consegui fazer uma visita guiada.

A Charqueada Santa Rita foi fundada em 1826, em Pelotas
A Charqueada Santa Rita foi fundada em 1826.

A guia contou a história da formação das charqueadas. No fim do século XVIII, um cearense chegou a Rio Grande para introduzir a carne de sol. Não obteve êxito, em virtude da areia fina local, decorrente da proximidade com o Atlântico. Em 1800, instalou-se em Pelotas.

No auge do Ciclo do Charque, havia mais de 40 charqueadas em Pelotas. E a Charqueada de Santa Rita foi fundada em 1826. Na época, as charqueadas eram conhecidas pelo nome dos proprietários. Muitos viviam na cidade e iam às charqueadas apenas para administrar.

Charqueada Santa Rita e Arroio Pelotas
Charqueada Santa Rita e Arroio Pelotas.

As charqueadas despejavam o sangue do gado no arroio. Por isso, ele era chamado de Rio Vermelho. Como as travessias eram feitas em cestas de couro (pelotas), com o passar do tempo, ficou conhecido como Arroio das Pelotas. O arroio acabou cedendo seu nome à cidade.

O relato segue com...
Charqueada São João e Museu da Baronesa

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design