segunda-feira, 8 de junho de 2015

Museu Carlos Barbosa, Jaguarão

O casarão foi construído em 1886, em estilo eclético, com um predomínio do estilo neoclássico. Na fachada, há elementos de decoração que remetem à mitologia greco-romana. Na construção desta casa, foram usados elementos considerados inovadores para a arquitetura da época.

Imagem na entrada do Museu Carlos Barbosa, Jaguarão
Imagem na entrada do Museu Carlos Barbosa.
  
O casarão é dividido em cômodos de inverno e verão. E possui uma galeria, toda envidraçada, que circunda um jardim, localizado no centro da casa. O jardim servia tanto para a entrada de luz como para a ventilação da casa.

A casa pertenceu à família do médico e político Carlos Barbosa Gonçalves. Foi a primeira de Jaguarão a ter luz elétrica. E conserva lâmpadas originais em funcionamento. A mobília encontra-se disposta na posição original.

Casa que abriga o Museu Carlos Barbosa, Jaguarão
Casa que abriga o Museu Carlos Barbosa.

Em 1977, a casa foi transformada em museu. O acervo ajuda a contar a vida e a obra do Dr. Carlos Barbosa. Há documentos que registram a sua atuação na política, enquanto governador do estado (1908-1913).

O Museu Carlos Barbosa reúne ainda uma requintada e sofisticada coleção familiar de louças, obras de arte, fotografias e objetos pessoais. Além do mobiliário, característico do final do século XIX e do início do século XX.

Jardim em meio à casa de Carlos Barbosa, Jaguarão
Jardim em meio à casa de Carlos Barbosa.

Localização: Rua 15 de Novembro, 642, centro de Jaguarão.
Funcionamento: de terça a sábado, das 09h às 11h e das 14 às 17h.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design