sexta-feira, 26 de junho de 2015

As Praias de Arambaré e de Tapes

Arambaré e Tapes são os municípios mais ao norte com praias na margem oeste da Lagoa dos Patos. Além da praia, Arambaré possui uma figueira considerada a maior do estado. E Tapes possui uma Casa de Cultura.

Embarcação na Praia do Pinvest, Tapes
Embarcação na Praia do Pinvest, Tapes.

Cheguei a Camaquã no final da tarde anterior. E na entrada pelo acesso sul, encontrei um hotel. Segui em direção ao centro, procurando outras opções. Passei pela Igreja Matriz. E retornei, sem encontrar outros hoteis.


Praia do Calçadão e Praça da Figueira

Passei a noite no Hotel Heliot. Deixei Camaquã na manhã seguinte. E segui para a vizinha Arambaré. Cheguei a Arambaré sob fraca garoa. E fui direto para a Praia do Calçadão, próxima ao centro da cidade.

Praia do Calçadão, em Arambaré
Praia do Calçadão, em Arambaré
Dali, segui à Praça da Figueira. O local, na verdade não lembra qualquer coisa que se assemelhe a uma praça. Mas a figueira é considerada a maior do Rio Grande do Sul. Deixei Arambaré e segui para Tapes.

O acesso de Camaquã a Arambaré é bom. Os 30 km podem ser feitos em 20 minutos ou menos. De Arambaré a Tapes encarei o dobro da distância pelo asfalto. Não quis enfrentar a estrada de terra.

Praça da Figueira, em Arambaré
Praça da Figueira, em Arambaré


Casa de Cultura e Praias de Tapes

O acesso para Tapes, que liga a BR 116 à cidade, é terrível. Poucas estradas pelas quais eu transitei tem tantos buracos. No trajeto, pensei de forma jocosa: “Eu peço a Tapes que tapes esses buracos.”

Representação da Casa de Cultura de Tapes
Representação da Casa de Cultura de Tapes.

Ao chegar à cidade, as estradas pioram, passam a ser de terra. Ao menos para os que se aventurarem a ir às praias, o principal atrativo de Tapes. Com as chuvas, os buracos encheram de água e a terra virou lama.

Primeiro conheci a Praia do Rebello. A garoa perseguia. Assim, meu tempo na praia foi extremamente curto. Retornei ao centro. E procurando a rua que leva à Praia do Pinvest, acabei reparando em um antigo prédio.

Praia do Pinvest, em Tapes
Praia do Pinvest, em Tapes.

Como pouco antes havia visto uma placa indicando a Casa de Cultura, pensei que o local poderia ser aquele. E era. O belo prédio mereceria um restauro. No mínimo, a fachada deveria ser pintada.

Após conversar por um tempo na Casa de Cultura, eu segui para a Praia do Pinvest. Aí encarei um bom trecho de estradas com lama e buracos cheios de água. Ao menos, a vista da Lagoa dos Patos compensou o purgatório...

O relato segue com...
Praia das Mulatas e Picada em Barra do Ribeiro

Praia do Rebelo, em Tapes
Praia do Rebelo, em Tapes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Host | new york lasik surgery | cpa website design